Topo

Quase metade dos domicílios no Brasil já tem PC, mas só 38% acessam internet

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

31/05/2012 11h51Atualizada em 31/05/2012 17h55

Quase metade dos domicílios brasileiros (45%) já conta com computador em casa. No entanto, apenas 38% deles têm acesso à internet. As informações são do estudo TIC Domicílios 2011 realizada pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) divulgadas nesta quinta-feira (31). O levantamento busca dar um panorama sobre o uso de tecnologia da informação e comunicação no país.

O estudo revelou que a maioria dos computadores são desktops (computador de mesa), cerca de 79% do total. A porcentagem, no entanto, caiu em relação à pesquisa de 2008, quando os PCs eram 94%. "Vemos claramente um processo de substituição de tecnologia. Os desktops estão sendo substituídos pelos portáteis", disse Alexandre Moreira, gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação). Ao todo, 38% dos computadores das residências são portáteis (notebooks e netbooks).

Internet

No que diz respeito à presença de internet nas casas brasileiras, a porcentagem cresceu consideravelmente comparada à pesquisa de 2010, apesar de ainda ser pequena -- foi de 27% para 38%. As principais razões apontadas  para o aumento do acesso foram o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga)  e a expansão de infraestrutura das empresas. O estudo considerou como banda larga conexões com velocidade acima de 256 Kbps (kilobits por segundo).

O acesso móvel à internet também apresentou crescimento a ponto de a banda larga móvel (acessos de modems 3G) ter superado pela primeira vez o acesso discado.  Em ordem, os principais tipos de conexão são: banda larga móvel com 18% e acesso discado com 10%. As conexões de banda larga fixa representam 68% do total nas residências.

O estudo foi feito entre outubro de 2011 e janeiro de 2012 em parceria com o Ibope Inteligência. A amostra foi feita em 25 mil domicílios com pessoas acima de dez anos de idade.