Topo

Aplicativo gratuito para celular conta calorias e ajuda a controlar o peso

Aplicativo monta diário alimentar e de exercícios, que registra a quantidade de calorias ingeridas e queimadas - Reprodução
Aplicativo monta diário alimentar e de exercícios, que registra a quantidade de calorias ingeridas e queimadas Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 06h01

Preocupado com o seu peso atual? Pois o smartphone pode ajudá-lo a entrar em forma, com aplicativos como o gratuito Contador de Calorias Fatsecret, disponível para iPhone e smartphones com Android.

Depois de instalar o software, com interface em português, é necessário inserir informações como sexo, idade, peso, altura e nível de atividade física atual. Também é preciso definir um objetivo, que pode ser manter o peso atual ou reduzi-lo, por exemplo, selecionando quantos quilos quer atingir.

Direto ao ponto

Nome:Contador de Calorias Fatsecret
Categoria:Saúde
Preço:Gratuito
Sistema operacional:iOS 3.0 ou superior; Android 1.6 ou superior
Pontos positivos:Interface em português; grande variedade de informações
Pontos negativos:Só funciona se o aparelho estiver conectado à internet

Na página inicial, ele traz recursos como as Listas Rápidas, que mostram informações detalhadas sobre centenas de alimentos e bebidas, alguns deles divididos inclusive por marca. Vai tomar um café com leite? Pois dá para saber quantas calorias estará acrescentando a sua dieta.

 

Ao selecionar um alimento na lista, além de conhecer as informações nutricionais, é possível registrar o seu consumo no Diário Alimentar. Ele está associado ao IDR (Ingestão Diária Recomendada), sistema que mostra o quanto você pode consumir. Assim é fácil saber se é hora de fechar a boca ou se há espaço para mais um docinho.

Ele também traz o Diário de Exercícios, opção que avalia o tipo de atividade física e o tempo que levou nessa tarefa, para mostrar o quanto de calorias foram queimadas. Inclui leitor de código de barras, para facilitar a obtenção de informações sobre alimentos.

Uma limitação do software é a exigência de que o smartphone esteja conectado à internet para o usuário ter acesso aos recursos.