Topo

Com inicialização em 20 segundos, notebook Chronos é rápido até demais

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

05/06/2012 06h00

O notebook Samsung Chronos 7 é para gente apressada: o boot do Windows 7 leva 20 segundos. Quando parte do modo de descanso, ele volta à atividade em 1 segundo a partir do comando do usuário – em testes realizados em outras máquinas com hardware semelhante, ele levou em média metade do tempo para realizar essas inicializações. Se tivesse rodas, seria um skate atômico – e bem bonito, já que o equipamento é revestido por material semelhante a um aço escovado fosco em quase sua totalidade.

Além de sua inicialização apressada, o desempenho do equipamento agrada, e muito, de forma geral. O conjunto de hardware (com 6 GB de RAM, processador Core i5 de 2,5 GHz e placa gráfica premium, HD de 1 TB) dá conta de rodar com qualidade conteúdo multimídia. A bateria dura 8 horas (sim, finalmente algo em que ele é lento).

Os filmes mantêm qualidade nos gráficos. O áudio é cristalino. Com 15 polegadas, tem as bordas fininhas pois usa um chassi de 14. Além disso, mesmo em ambientes claros, não reflete o que se passa nela – fosse um espelho, fracassaria miseravelmente. Mas de forma bem rápida.

Direto ao ponto

Processador:Intel Core i5 de 2,5 GHz
Sistema Operacional:Windows 7 Home Premium, de 64 Bits
Memória RAM:6 GB
HD:1 TB
Tela:15 polegadas 
Câmera integrada:1.3 megapixel
Conexões:HDMI, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, duas entradas USB 3.0 e uma 2.0; saída HDMI e VGA, leitor de cartões de memória 4 em 1
Dimensões:35,4 x 23x2,3 (LxAxP, em cm)
Peso:2,15 kg
Preço sugerido:R$ 3.100

Embora seu teclado seja excelente, com botões bem espaçados, que praticamente não induzem ao erro da digitação – este texto está sendo escrito nele –, a interface com o usuário não é perfeita por conta do touchpad. Cheio de não me toques, ele é tão sensível que quase chora quando o usuário tenta fazer qualquer coisa. Um simples apertão, ou clique, pode ser entendido como um comando de arrastar. Ou um arrastar pode virar uma ação qualquer. Fosse um mímico, não duraria um dia na função.

Outro ponto negativo é a vasta gama de softwares chatos que vem pré-instalados no Chronos: entre eles, o Samsung Recovery Solution, de back up, e o Norton Internet Security, de segurança, que pedem incessantemente para fazer coisas que não estamos interessados. Ou, pior, antes de fazerem tudo isso, pedem para serem atualizados. Dica: na primeira inicialização, vá a Desinstalar Programas, a partir do botão Iniciar do Windows, e faça uma limpa em qualquer coisa que pareça chata.

Feito isso, compre um mouse para notebook e pronto, seja feliz com um excelente notebook. Isso, claro, se você quiser desembolsar os R$ 3.100 pedidos por ele.