Topo

Para baixar grátis: veja quais artistas brasileiros disponibilizam músicas em sites oficiais

Pato Fu, O Teatro Mágico e Gaby Amarantos disponibilizam músicas de graças para os fãs baixarem - Folhapress
Pato Fu, O Teatro Mágico e Gaby Amarantos disponibilizam músicas de graças para os fãs baixarem Imagem: Folhapress

Edgard Matsuki

do UOL, em São Paulo

06/06/2012 10h40

Projetos de leis que debatem direitos autorais na internet, caça a sites como o Megaupload e queda da popularidade de programas como o Emule. Esses fatores têm tornado mais difícil o download de músicas músicas não autorizadas pelos artistas na web. Mas se por um lado está cada vez mais complicado baixar músicas de forma “ilegal”, por outro cada vez mais é possível conseguir ter acesso a arquivos compartilhados diretamente pelos artistas. Pelo menos é isto que tem acontecido com o mercado fonográfico brasileiro.

Para combater a pirataria e ainda utilizar a música como forma de divulgação, alguns músicos colocam os arquivos em mp3 em seus sites oficiais para que usuários possam baixar gratuitamente. Para ajudar você a escutar as músicas de artistas brasileiros sem precisar infringir nenhuma lei, o UOL Tecnologia preparou um guia sobre três sites onde é possível baixar músicas legalmente: o de Gaby Amarantos, do Pato Fu e do Teatro Mágico. Os artistas falaram sobre a relação download x mercado fonográfico.  

Download mudou forma de comercialização da música

A disponibilização de músicas pelos próprios artistas para serem baixadas gratuitamente foi uma das formas encontradas pelos músicos para combater o download sem autorização.

Segundo os músicos, há aspectos positivos e negativos dessa revolução no mercado fonográfico. “O download da música aumentou o acesso, mas quebrou o esquema das gravadoras. E de certa forma, alguns artistas acabaram ficando sem patrão”, diz John. Para ele, o mais difícil foi “profissionalizar o trabalho” com a chegada da possibilidade de baixar músicas gratuitamente.

Fernando acredita que se bem utilizado, o recurso do download de músicas só auxilia o nome da banda: “Disponibilizar o download é uma forma de deixar o processo mais democrático. Isso não me prejudica. O que prejudica o artista é se minha música não toca no rádio ou se o ECAD não repassa corretamente os direitos”.

Além do download, outra tática utilizada por artistas é  o uso do streaming das músicas no site oficial. A grande maioria dos artistas brasileiros mais conhecidos coloca as músicas para ser ouvidas online. O UOL Tecnologia fez uma lista de alguns sites em que você pode ouvir músicas online gratuitamente. E o melhor de tudo, sem quebrar nenhuma lei de direito autoral.