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Usuários tuítam mais de celulares que de computadores, diz diretor-executivo do Twitter

Dick Costolo, diretor-executivo do Twitter, durante apresentação no Mobile World Congress de 2011 - Josep Lago/AFP
Dick Costolo, diretor-executivo do Twitter, durante apresentação no Mobile World Congress de 2011 Imagem: Josep Lago/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/06/2012 10h54

Os usuários do Twitter que postam e visualizam o conteúdo da rede social em dispositivos móveis são mais ativos que os usuários que acessam o site por meio de computadores. A afirmação foi feita por Dick Costollo, diretor-executivo do Twitter, durante a conferência “Ideas Economy” promovida pela revista britânica “The Economist”.

De acordo com Costollo, a rede social ultrapassou recentemente a marca de 400 milhões de tuítes por dia -- a maioria enviada por smartphones e tablets. Há um mês, a média era de 340 milhões.

Como o engajamento de usuários é maior em plataforma móvel, segundo o diretor-executivo, a receita em publicidade neste tipo de dispositivo apresentou picos comparado a conquistada por meio de acessos via computador.

“O Twitter nasceu como um site para dispositivos móveis. Quando pensamos em nosso modelo de publicidade, nossas propagandas teriam que ir a qualquer lugar em que os tuítes [dos usuários estiverem] e a única forma de fazer isso foi incluindo publicidade nas postagens”, disse Costollo. “Nós temos uma plataforma de publicidade móvel que já está adaptada aos dispositivos.”

Apesar de falar que o modelo de negócios do Twitter tem ido bem, o diretor da rede social em nenhum momento citou números.

Em comparação, o Facebook, maior rede social do mundo, ainda não tem um modelo de negócio definido para dispositivos móveis. Nos documentos que antecederam a abertura de capital da empresa, a companhia colocava como desafio oferecer publicidade relevante para celulares e tablets.

Questionado sobre a possibilidade de o Twitter abrir o capital, o executivo afirmou que ele não se preocupa com isso. “Eu não ligo para este tipo de coisa. Se você esperar, o negócio e os resultados da empresa falam por si próprios.” (Com Cnet e Reuters)