Topo

Novos endereços da internet poderão ter final ''gay'', "aaa", ''lol'' e ''rip''

Novos registros de domínio deverão em breve entrar no ar - Andrew Cowie/AFP
Novos registros de domínio deverão em breve entrar no ar Imagem: Andrew Cowie/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/06/2012 11h15

Imagine sites com o nome “risadas.lol”, “boteco.bar” ou ainda “funerárias.rip”. Parece piada, mas isso será possível. Todos os sufixos (chamados tecnicamente de domínios de primeiro nível) que estão nos endereços citados acima fazem parte da lista divulgada pelo ICANN (associação responsável pelos endereços de internet no mundo) nesta quarta-feira (13).

Na lista do ICANN há um total de 1.930 registros. Para fazer a tentativa de registro, foram cinco meses de prazo (do dia 1º de janeiro até o dia 31 de maio) e os interessados tinham que pagar a bagatela de 300 mil dólares. A grande maioria dos registros foi feita por empresas conhecidas. Só o Google fez 50 registros, entre eles o “.youtube” e o “.google”.

Fora as marcas, alguns nomes genéricos (e curiosos em alguns casos) foram registrados. “Rip” (que é a sigla de Descanse em Paz, em inglês), “gay” (domínio que está sendo disputado por quatro empresas), “lol” (que em inglês, significa muitas risadas) e “aaa” são alguns dos exemplos de endereços de internet que teremos pela frente.

No Brasil, foram feitos onze registros de domínio no ICANN. Por aqui a maioria também é de nomes de empresas já conhecidas como “.bradesco”, “.itau”, “.ipiranga” e “.uol”. De domínios genéricos, há apenas o “.bom” e o ".final".

 

Impacto dos novos endereços na internet

A chegada dos novos domínios na internet vai modificar a navegação em alguns sites. Será muito provável que estas empresas podem abandonar o “.com”. Em breve, o google.com deverá virar “google.google” ou “buscas.google”. Ainda haverá a possibilidade de revendas de domínio. Quem pagou 300 mil dólares para registrar nomes genéricos como o ".gay“ poderá faturar muito com a revenda.