Topo

Aplicativo Pessoa Física mostra no smartphone dados da restituição do Imposto de Renda 2012

Software para iPhone e smartphones Android permite verificar também a situação cadastral de um CPF - Reprodução
Software para iPhone e smartphones Android permite verificar também a situação cadastral de um CPF Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

14/06/2012 06h02

Se você está entre os milhões de brasileiros que não veem a hora de botar as mãos no dinheiro da restituição do Imposto de renda, vale baixar o aplicativo para smartphones e tablets Pessoa Física. Oferecido pela Receita Federal, o software gratuito tem versões para iOS (iPhone, iPad e iPod) e dispositivos  com Android.

Direto ao ponto

Nome:Pessoa Física
Categoria:Negócios
Preço:Grátis
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior; Android 2.1 ou superior
Pontos positivos:Oferece consulta rápida aos dados da restituição e da situação do CPF
Pontos negativos:Não tem recursos como fotos ou vídeos

Mas não espere recursos como fotos, vídeos, ilustrações ou gráficos. O aplicativo tem uma interface bem espartana, com quase todo o seu conteúdo em texto – bem que os desenvolvedores do app poderiam explorar melhor o potencial de equipamentos como smartphones e tablets.

O aplicativo permite que o usuário verifique o estado de sua restituição do imposto de renda na tela do celular. Para isso, basta inserir o número do CPF e selecionar no menu o ano ao qual a busca se refere. Também é possível verificar a situação do contribuinte no Cadastro de Pessoas Físicas. Para essas funções, porém, é preciso que o equipamento esteja conectado à internet.

Na lista dos recursos que poderiam ser incluídos está um sistema de notificação, a partir do software, para alertar o usuário de que sua restituição está disponível (como acontece com quem se cadastra no site da Receita, para o recebimento de SMS).

O programa traz uma área com vários conteúdos relacionados à restituição, com respostas para dúvidas como atualização de valores, disponibilidade e como ter acesso a quantias liberadas e não creditadas.