Topo

Socialcam funciona como rede social para vídeos criados no iPhone

Rede social de vídeos destaca os filmes capturados no smartphone mais vistos pelos usuários  - Reprodução
Rede social de vídeos destaca os filmes capturados no smartphone mais vistos pelos usuários Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

19/06/2012 06h01

Se você gosta de redes sociais e dos recursos para edição do Instagram, vai gostar também do Socialcam Video Camera. O software gratuito permite compartilhar com facilidade e rapidez vídeos criados no iPhone.

Direto ao ponto

Nome:SocialCam Video Camera
Categoria:Vídeo
Preço:Gratuito
Sistema operacional:iOS 4.3 ou superior
Pontos positivos:Interface intuitiva; disponível em português
Pontos negativos:Versão para Android não funcionou nos testes; recurso Atividade não estava disponível

Desenvolvido pelos criadores do serviço de streaming de conteúdo Justin.TV, o programa tem uma interface intuitiva e em português. Depois de criar uma conta (ou usar a sua do Facebook), basta tocar no botão vermelho no centro da tela para começar a gravar.

Quer incluir filtros? É só deslizar o dedo sobre a tela para inserir efeitos como o Electronica (que deixa tudo com cara de danceteria, com algumas pitadas de neon), o 1970’s (para dar um ar antigo a seu filme) e o Grunge (com um toque meio “detonado” à cena). Como os efeitos são em tempo real, é possível saber como vão ficar mesmo antes de começar a gravação.

Terminada a filmagem, é só escolher o título, o estilo de exibição desse texto e uma trilha sonora. Aí é possível enviar por e-mail para algum contato ou publicar diretamente do aparelho no SocialCam, Facebook, Twitter ou YouTube, entre outros.

O arquivo passa a estar disponível na aba Vídeos do aplicativo, juntamente com os filminhos que foram feitos por seus amigos. Lá estão disponíveis opções bem parecidas com as do Facebook, como Comentário, Curtir e Compartilhar.

Android #fail

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, a versão para iPhone funcionou bem, apesar de o recurso Atividade ficar fora do ar, com a mensagem “grande número de usuários utilizando o Socialcam”. Já a edição para Android não funcionou em nossos testes com um Motorola Droid 2, apesar de a loja de aplicativos para o sistema operacional da Google deixar claro que o SocialCam é compatível com esse modelo.

Ao clicar na tela inicial para abrir o aplicativo, ele voltava para a mesma área, sem liberar os recursos. E não fomos os únicos: a área para comentários de usuários na loja do Google trazia centenas de reclamações de pessoas que não conseguiram utilizá-lo. Por conta disso, o texto contempla apenas a versão para iOS.