Topo

Com plataforma Android, InternetBoxTV leva conteúdo da internet para sua TV

InternetBox usa sistema Android - Reprodução
InternetBox usa sistema Android Imagem: Reprodução

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

20/06/2012 06h02

Versão brasileira da Apple TV, a InternetBoxTV, da Multilaser, é uma traquitana intrigante. Por meio de cabo HDMI, você a conecta à TV, procura uma rede de internet (ela é compatível com Wi-Fi e também conta com entrada Ethernet) e coloca na tela o conteúdo da web (além de diversos aplicativos Android, que já são vendidos com o equipamento),

O usuário pode assistir na TV a vídeos no YouTube, brincar com “Angry Birds”, “Fruit Ninja” ou outros games, acessar oFacebook, ler seus e-mails ou navegar livremente na internet. É como se o Android, tradicionalmente restrito a tablets e smartphones, expandisse até sua TV, aprontando altas confusões com um robozinho verde da pesada.

A instalação da InternetBoxTV é bastante simples. Basta conectá-la à TV, encontrar a rede de internet (ou conetar o cabo azul) e pronto, ele está pronto para ser usado. Nos testes do UOL Tecnologia, o aparelho enganou a reportagem: depois de digitarmos a senha do Wi-Fi, o equipamento informou “estar autenticando o acesso”. Depois de mais de 10 minutos esperando, sem mudar o status, percebeu-se que ele já estava conectado (mesmo sem assumir publicamente).

Direto ao ponto

Nome:Multilaser InternetBoxTV
Sistema:Android
Câmera:Não tem (mas ela não sabe disso)
Conexão:Wi-Fi e Ethernet
Dimensões:14,5x2,6x19,3 (LxAxP, em cm)
Peso:340 g
Preço sugerido:R$ 500
Pontos positivos:Leva conteúdo web, com qualidade, à TV; conta com jogos divertidos
Pontos negativos:Controle duro de utilizar; interface ao usuário deveras complicada

Com a InternetBoxTV com acesso à rede, o que se vê é uma caixinha competente, que exibe na tela conteúdo com qualidade e sem que a web trave. A visualização de clipes em HD é impecável. Nesse quesito (conexão à internet) fomos além, com outro teste empírico. Por algum motivo obscuro, há sempre um clipe que demora a carregar no YouTube. Ele engasga e é necessário aguardar o longo carregamento para assisti-lo, não importa a conexão da web em questão: Billie and the Vision & Dancers – Summercat. Com o InternetBoxTV, para não variar o resultado, o vídeo engasgou no começo. Depois de alguns segundos, rodou sem problemas. Ele quase fez milagre.

Até chegar a esses testes – escolher vídeos, dançar pela casa– houve uma etapa bastante complicada com relação à InternetBoxTV. Seu manuseio, realizado por meio de um controle remoto repleto de teclas, mezzo QWERTY, mezzo mouse, é complicado. Demora-se muito a pegar o traquejo da coisa.

Para quem tem bastante familiaridade com o teclado físico e com botões de atalho para realizar ações no computador, seja PC ou notebook, talvez a dificuldade diminua. Entretanto, para todos aqueles reféns do mouse, o problema será maior – o controle conta com uma função mouse, no qual aparece uma setinha (ou um cursor) sobre a tela da TV. Mesmo com ela (e também para craques do Wii), a coisa não é simples, já que é necessário mirar bem onde se deseja acessar.

Por fim, o modelo – que pode ser encontrado nas prateleiras por, em média, R$ 500 – conta com um aplicativo curioso: o Câmera. Toda vez que tentou-se acessá-lo, ele mostrou uma tela de erro. Aparentemente, ele serviria para acionar algum mecanismo de foto. Mas como na InternetBoxTV não há nenhum (aparentemente), ele é meramente decorativo – ficou muito bonito no canto direito superior da tela, do lado do aplicativo do “Angry Birds”.