Topo

Microsoft segue Apple e integra Windows Phone 8 a sistema operacional para tablets e PCs

Windows Phone 8 terá integração com tablets e computadores - Reprodução
Windows Phone 8 terá integração com tablets e computadores Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/06/2012 13h39Atualizada em 20/06/2012 20h55

Em uma tendência esperada pelo mercado, a Microsoft vai seguir o exemplo da Apple e integrar o Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional para smartphones, ao Windows 8, plataforma para tablets e PCs. Os sistemas vão compartilhar o mesmo núcleo de código operacional. O anúncio foi feito nesta quarta (20) em San Francisco nos Estados Unidos.

"O mesmo Windows que é usado por mais de 1,3 bilhão de pessoas hoje em dia também vai chegar para o Windows Phone", disse Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da Microsoft.

  • Reprodução/Microsoft

    "O mesmo Windows que é usado por mais de 1,3 bilhão e pessoas hoje em dia também vai chegar para o Windows Phone", diz Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da Microsoft

Conforme explicou o executivo, o mesmo componente central do sistema operacional Windows (conhecido como kernel) estará presente, independente da plataforma, seja móvel ou fixa, desktop ou smartphone.

Isso significa que haverá maior compatibilidade de aplicativos que vemos entre plataformas do Windows, para computadores e dispositivos móveis. Além disso, a mudança favorece o uso do Windows Phone em mais tipos de hardware, de smartphones básicos a tops de linha.

Não haverá atualização do sistema operacional para os smartphones vendidos atualmente, como a linha Nokia Lumia, e que têm tido sucesso de vendas nos Estados Unidos. A fabricante informou que sete dos nove smartphones mais vendidos pelo site da Amazon eram Windows Phone.

Os primeiros aparelhos com o sistema Windows Phone 8 começarão a chegar no mercado durante o outono no hemisfério norte (entre setembro e novembro deste ano). A última versão do Windows Phone (7.5 ou Mango) foi lançada em setembro do ano passado.

Nos novos dispositivos, as atualizações do Windows 8 serão feitas sem necessidade de conectá-lo a um computador ou aplicativo. Os dispositivos terão atualizações por pelo menos 18 meses. Kevin Gallo, desenvolvedor de plataforma do  Windows Phone, frisou mais uma vez que o Windows 8 não vai rodar em dispositivos que usam Windows Phone 7.5, mas será feita uma versão (7.8) com alguns dos recursos do sistema mais atual para esses aparelhos antigos.

Windows Phone 8

 “Queremos que o Windows seja uma expressão do usuário. Você vai saber muito sobre pessoas e suas vidas olhando só para a tela inicial do smartphone”, disse Terry Myerson, vice-presidente corporativo da divisão Windows Phone na Microsoft. 

De acordo com a Microsoft, os aparelhos passarão a suportar chips multi-core, também poderão ser fabricados smartphones com telas de diferentes resoluções -- antes, as empresas tinham que se adaptar a 800x480. Agora será possível ter telas com resoluções de 1280x768 e 1280x720. Para o outono americano, a Microsoft disse esperar adaptar primeiro o sistema para uso com processadores dual-core, mantendo eficiência e vida da bateria.

Outra característica nova do Windows Phone é a possibilidade para gravar arquivos (músicas, vídeos, fotos e aplicativos) diretamente no cartão de memória micro SD.

Já o Internet Explorer 10 será o mesmo em qualquer dispositivo, seja no tablet, no PC ou no smartphone. Segundo a Microsoft, com o uso de HTML5 com suporte a toque, o Windows Phone 8 já estaria mais rápido que seus concorrentes na navegação de internet.

A integração entre Windows Phone 8 e Windows 8 (a versão para tablets e desktops) também contemplará o desenvolvimento de games. Jogos feitos para um sistema também funcinarão no outro, pois eles estão baseados em DirectX.

Apesar de não permitir a transferência de arquivos por meio da tecnologia Bluetooth, os aparelhos com Windows Phone 8 poderão fazê-lo com PCs Windows 8 por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication). A aplicação responsável por essa troca de dados é chamada "Tap + Share" (Toque para compartilhar, em tradução livre).

O recurso NFC também poderá funcionar como cartão de crédito (por meio da opção ''tap + pay'', ou toque para pagar), guardar cartões de fidelidade e de desconto. O recurso lembra bastante o Passbook, novo aplicativo do sistema operacional iOS 6, da Apple, também apresentado neste mês.

Na área de mapas, a companhia anunciou a utilização do aplicativo Nokia Map em todos os aparelhos com Windows Phone 8. Baseado no sistema de GPS da Navteq (empresa comprada pela Nokia no ano passado), o aplicativo permitirá suporte offline a mapas e a função de rotas.

Do ponto de vista visual, o sistema Windows Phone 8 traz, basicamente, novas cores para o tiles (os blocos interativos que ficam aparecendo na página inicial do telefone) e a possibilidade de personalizar tamanhos. Tiles de assuntos mais importantes (como e-mail) podem ficar maiores, enquanto tiles de aplicativos menos usados podem ser configurados para serem menores. Esses blocos, tanto no smartphone (com Windows Phone 8) como no tablet (com Windows 8), estarão integrados, sincronizando informações.

''Siri da Microsoft''

Durante a demonstração técnica do Windows Phone 8, foi apresentado o aplicativo Audible, que assim como o Siri, da Apple, pode executar comandos por voz.

A diferença é que o aplicativo não é nativo no smartphone que usa Windows Phone, mas estará disponível na loja de apps da empresa (inclusive para quem usa a versão Mango do sistema) a partir desta quarta (20).