Topo

Para ver de todos os ângulos: empresa japonesa lança óculos de realidade virtual em 3D

Visitante experimenta o óculos de realidade virtual da Canon em feira que acontece em Tóquio - Yoshikazu Tsuno/AFP
Visitante experimenta o óculos de realidade virtual da Canon em feira que acontece em Tóquio Imagem: Yoshikazu Tsuno/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/06/2012 10h10

No final do século XX, uma das muitas “previsões” em relação à tecnologia do futuro era a criação de óculos que permitissem a visão de outra realidade. Alguns anos depois, as previsões começam a se tornar mais reais. A Canon anunciou o lançamento de óculos que permitem simular ambientes de realidade virtual em 3D. O produto foi apresentado em uma feira de eletrônicos que acontece em Tóquio (Japão).

De acordo com a empresa, até o momento só existiam óculos que mostravam o ambiente de realidade virtual sem “profundidade”, como se o usuário estivesse vendo uma tela. O “Canon MR System” veio mudar esses conceitos. No vídeo promocional do produto (que pode ser acessado aqui, em japonês), quem usa os óculos consegue ver carros, impressoras e até dinossauros “virtuais” projetados em 3D.

O usuário do “Canon MR System” pode interagir com os objetos usando um controle. Os óculos conseguem fazer a projeção em 3D porque são ligados diretamente (via Wi-Fi) a um computador que cria “marcadores” de espaço para conseguir dar profundidade às cenas que o usuário está vendo.

Segundo a Canon, o MR System pode ser usado por designers para definir como ficaria um produto (por exemplo, um carro) em seu tamanho real e também na área da medicina. O plano da empresa é ampliar a tecnologia para que seja possível realizar simulações de cirurgias com os óculos. Isso ajudaria no treinamento de médicos.

Os óculos começarão a ser vendidos no Japão na semana que vem e não há previsão de quando virão para o Brasil. O preço do produto ainda não foi divulgado, mas não espere nada muito barato.