Topo

Ultrabook Asus Zenbook Prime tem design e hardware de ponta; acompanhe teste

Por Paul Lamkin

Do Tech Radar

21/06/2012 06h00

O Asus Zenbook Prime UX31A é um ultrabook de 13,3 polegadas (há também uma versão de 11 polegadas, o UX21A), que conta com uma incrível tela full HD, de 1920x1080 pixels, e que garante um impressionante ângulo de visão de 178 graus. Além disso, seu destaque fica por conta do processador Ivy Bridge - codinome da terceira geração de chips Intel Core.

Infelizmente, os dois ultrabooks enviados pela Asus (os modelos ainda estavam em fase de pré-produção) ao “Tech Radar” apresentaram problemas. Um deles somente conseguia exibir metade do brilho em sua tela, o que limitou ao ‘’Tech Radar’’ quando foram observadas suas qualidades gráficas. O outro não carregava corretamente o sistema operacional, avançando somente até a BIOS.

De qualquer forma, com uma análise à primeira vista, o computador da Asus agradou. Quando se vê o display funcionando, percebe-se que as cores são incríveis. Trata-se de um notebook com tela muito iluminada. O ângulo de visão é extremo e isso chama bastante a atenção. (Tudo isso foi avaliado ao observar a tela de BIOS.)

O que se pode dizer na prática, já que os modelos avaliados apresentaram grandes problemas, é que se trata de um modelo muito bonito, em metal. É, sim, desde já, um novo objeto de desejo que se colocar, em termos de design, lado a lado com o MacBook Air.

O ultrabook da Asus tem apenas 17 mm de espessura no seu ponto mais grosso. São 11 mm, na parte mais fina. Ele pesa 1.300 gramas.

Na parte de dentro do aparelho, o que se vê agrada. Ele é dotado da terceira geração de processadores da Intel, a Core i7 com clock de 1.9 GHz (ou, ainda, 2,4 GHz se o usuário recorrer ao Turbo Boost). Completam os bits de hardware a memória RAM de 4GB, placa Intel Graphics 4000 e espaço de armazenamento de 256 GB (em disco SSD).

O aparelho também tem webcam de 720p, duas entradas USB 3.0 e suporte a conexão micro HDMI. Leitor de cartão SD e porta mini VGA também estão presentes. O suporte a áudio é Bang & Olufsen, há retro iluminação no teclado. O modelo ainda suporta Bluetooth 4.0 e tem, nativamente, placa wireless (compatível com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n).

Chega a ser uma vergonha não ter entrada para cabo Ethernet (mas é possível entender que não há espaço para isso na superfície do Asus). E, caso ele siga os passos de outros Zenbook já nas prateleiras, há a chance de ser vendido com um adaptador, que permite a conexão cabeada à internet.

No Brasil, de acordo com informações da Asus, o notebook estará nas prateleiras até agosto. Quase não haverá diferença entre o eletrônico avaliado pela equipe do “Tech Radar” e o que chegará ao mercado brasileiro. Segundo a companhia, o ultrabook brasileiro sofrerá “algumas alterações na configuração de tela e o teclado passará a ser retro iluminado”.

A Asus também não confirma o preço que será vendido no Brasil. Nos Estados Unidos, o UX31A é encontrado por, em média, US$ 1,2 mil.

Ultrabook: conheça a nova categoria de computador portátil