Topo

Twitter admite que microblog ficou inacessível para todos usuários em pior falha em 6 meses

Após bug, Twitter diz que passava por um dos ""melhores momentos de estabilidade"" de sua história - Reprodução
Após bug, Twitter diz que passava por um dos ''melhores momentos de estabilidade'' de sua história Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 12h01

O Twitter revelou por meio de um post em seu blog oficial que o microblog ficou inacessível por cerca de uma hora na última quinta (21) para toda a sua base de usuários web. Usuários de aplicativos móveis ficaram sem atualizações de novos tuítes. Essa foi a maior falha no serviço nos últimos seis meses.

Segundo Mazen Rawashdeh, vice-presidente de engenharia do Twitter, um erro em cascata foi responsável por tirar o serviço do ar mundialmente, desmentindo que o microblog tenha sido atacado por hackers.

“Um bug em cascata é um erro que não se limita a um elemento de software específico, mas seus efeitos se reproduzem em outros elementos também”, explicou Rawashdeh. Uma das características do erro, prossegue o engenheiro, é que ele tem impacto para todos os usuários, mundialmente. É comum o Twitter passar por alguns “soluços” de instabilidade, mas que afetam só parte da sua base de tuiteiros – o que não foi o caso de ontem.

Para corrigir a falha, uma versão antiga e estável do software foi rodada. O microblog começou a ficar estável cerca de uma hora depois de detectado o bug em cascata, caiu novamente meia hora depois e se recuperou totalmente por volta das 15h (horário de Brasília). 

Rawashdeh destacou no post que a rede passava por um dos “melhores momentos de estabilidade” da história do microblog, com 99.96% de disponibilidade do serviço nos últimos seis meses.

Quase uma hora indisponível

O Twitter passou por instabilidade de acesso via site web e também por aplicativos móveis. A falha teve início por volta de 13h15 desta quinta (21) e o serviço voltou ao ar cerca de uma hora depois, mas ainda com alguns erros.

No site de status do microblog, o Twitter confirmou que alguns usuários estavam com dificuldade em acessar o serviço.

Pelo Facebook, usuários relataram dificuldades para acessar o microblog. Mensagens como “O Twitter não está funcionando para mim” e “Mais alguém está tendo problemas com o Twitter” foram publicadas na rede social de Mark Zuckerberg.

O site "Down for everyone or just me", que checa se sites estão acessíveis, mostra que o endereço www.twitter.com está com problemas. Pelo Echofon, aplicativo móvel para uso do Twitter, o UOL Tecnologia também não conseguiu acessar posts no microblog.