Topo

GPS + rede social: novo recurso do Facebook ajuda a descobrir quem está perto do usuário

Página do Friendshake no Facebook. Serviço ajuda na interação de pessoas que estão próximas - Reprodução
Página do Friendshake no Facebook. Serviço ajuda na interação de pessoas que estão próximas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/06/2012 10h50

A frase “estou mais próximo do que você imagina” vai ser cada vez mais difícil de ser falada se o novo recurso do Facebook virar moda. Trata-se do Friendshake, aplicativo que utiliza a localização do usuário e cria uma lista com pessoas que estão próximas dele. O serviço não foi lançado oficialmente, mas já pode ser utilizado normalmente.

Funciona da seguinte maneira: você acessa o endereço do serviço e autoriza o Facebook a descobrir a sua localização. A partir desse momento, você tem acesso a uma lista com amigos e “potenciais amigos” que estão geograficamente próximos. Para poder ser “encontrado”, o usuário tem que estar logado no Facebook e no Friendshake. Essa condição eliminaria supostas acusações sobre invasão de privacidade.

A ideia do Friendshake é avisar quais pessoas estão próximas do usuário e ajudar no início de novas amizades. O Friendshake pode ser usado em computadores, mas foi criado principalmente para telefones celulares. Tanto que o layout da página do serviço é de celular, mesmo se for acessado por meio de um computador.

Segundo os desenvolvedores do projeto, o Friendshake vai lhe ajudar a se conectar com pessoas que estão em um local onde você não conhece ninguém. Eles também acreditam que a ferramenta é útil para que você não perca contato com pessoas que interagiu recentemente: “O uso ideal do Friendshake é para os casos em que você conhece alguém em um evento e quer ficar em contato”, disse Ryan Petterson ao site “Techcrunch”.

Nota da redação: nos testes feitos pela equipe do UOL Tecnologia, o Friendshake apresentou instabilidade no acesso. Ou seja, por algumas vezes não foi possível fazer login no serviço. Isso pode estar acontecendo por causa do excesso de usuários tentando conhecer a novidade. 

Lembrando que o site do Friendshake é http://fb.com/ffn.