Topo

Mina de ouro: criadores de teclado feito de banana faturam 500 mil dólares em um mês

Estudantes do MIT transformam bananas em teclado eletrônico - Reprodução
Estudantes do MIT transformam bananas em teclado eletrônico Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/06/2012 12h18

Há cerca de um mês, o UOL Tecnologia falou sobre um projeto de estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que conseguia fazer com que qualquer objeto se transformasse em um teclado de computador, piano musical ou joystick para games. Pois o que parecia simplesmente uma brincadeira já rende bons lucros para os estudantes. De acordo com a revista "Forbes", eles faturaram 568 mil dólares em um mês de projeto.

Os lucros do projeto têm se dado com a venda dos kits de cabos e do instrumento para ser conectado ao objeto que você quer transformar em teclado. Mais de 11 mil pessoas já reservaram a compra dos kits, que custa cerca de 40 dólares. O Makey Makey (nome do produto vendido) está apenas no período de pré-venda. Ou seja, quem reservou só vai ter acesso ao produto em novembro.

O investimento inicial na criação do projeto foi de 25 mil dólares. Isto significa que em um mês, os pesquisadores Jay Silver e Eric Rosenbaum já conseguiram ganhar um valor vinte vezes maior do que o investido. Se você ficou interessado em ter o seu Makey Makey, pode encomendá-lo no site oficial do projeto.

Sobre o Makey Makey

O Makey Makey é uma abreviação das palavras Faça (make) e Chave (key) em inglês. Trata-se de um aparelho que permite a transformação de quase qualquer objeto em um teclado. No vídeo de apresentação do produto, os pesquisadores transformaram bananas em piano, massas de modelar em joystick e baldes com água em teclados. Para ver mais sobre o projeto, acesse esta reportagem do UOL Tecnologia ou veja o vídeo abaixo.