Topo

Aplicativo para smartphone gerencia hora e dose de remédios prescritos

É só arrastar o símbolo do remédio para dentro da caixinha com o horário e definir a periodicidade para ser avisado pelo celular - Reprodução
É só arrastar o símbolo do remédio para dentro da caixinha com o horário e definir a periodicidade para ser avisado pelo celular Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 06h02

Diga a verdade: com tanta coisa para a gente pensar, quem não esquece a hora de tomar um ou outro remédio? E se tiver também de gerenciar as doses de outras pessoas, fica ainda mais difícil. Se você faz parte da turma que vive perdendo a hora do medicamento, e tem iPhone, vale conhecer o aplicativo Pillboxie.

Direto ao ponto

Nome:Pillboxie
Categoria:Medicina
Preço:US$ 0,99 (cerca de R$ 2)
Sistema operacional:iOS 5.0 ou superior
Pontos positivos:Interface bem intuitiva; permite personalizar os lembretes
Pontos negativos:Não tem versão em português

Ele tem uma interface fácil de usar (apesar de estar inglês), que permite gerenciar não apenas os remédios que você precisa tomar, mas também de outras pessoas.

Depois de tocar no ícone Medications, o usuário insere o nome do remédio, configura a aparência dele (se é pílula redonda, cápsula de duas cores, líquido, injeção...), coloca o motivo de tomá-lo e as instruções. Se preferir pular algumas etapas, pode simplesmente tirar uma foto da embalagem, que é inserida no aplicativo.

Em seguida, é hora de marcar a periodicidade com que ele deve ser tomado. Para isso, basta tocar no ícone do remédio e arrastá-lo para dentro de caixinhas com horários e definir por quantos dias precisa ser lembrado.

Na hora e dia definidos, ele toca o alarme para lembrar o usuário. Para completar, traz uma tela bem útil, onde é possível marcar se o medicamento foi realmente tomado naquele dia (tem gente que vê o alarme, pensa em tomar a pílula, deixa para depois e acaba esquecendo se realmente tomou a medicação...).

Ele inclui histórico, no qual é possível verificar por mês quais medicamentos foram realmente tomados e seus horários.