Topo

Dúvida do leitor: "Como colocar na posição correta vídeos filmados de ponta cabeça"?

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 06h01

O leitor Firmino entrou em contato com o UOL Tecnologia dizendo ter gravado um vídeo com a filmadora virada de cabeça para baixo. Como resultado, o filme mostra tudo o que ele registrou a 180º do eixo terrestre (também conhecido como “de ponta cabeça”). Agora, ele quer assistir ao filme no ângulo correto e pergunta como deve proceder.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Vídeos filmados em qualquer posição podem ser rotacionados facilmente. Uma das formas mais práticas é utilizar algum software que realize a tarefa. O gratuito Free Video Flip and Rotate é capaz de proporcionar esse tipo de edição de uma forma bastante simples (na verdade, alterar a orientação de um filme a 90º ou a 180º é a única coisa que ele faz). Veja abaixo como fazer:

1º passo

O primeiro passo é baixá-lo e instalá-lo em seu PC (rode o executável e dê “OK” até seu término). Depois, abra e importe ao programa o vídeo por meio do primeiro botão (o com reticências na parte superior do programa).

2º passo

Todas as alterações feitas serão mostradas na segunda tela do Free Video Flip and Rotate. Para inverter o vídeo, vá à segunda seta destacada na imagem abaixo.

3º passo

Para salvar suas alterações, clique no segundo botão com reticências e escolha o diretório de sua preferência. Caso você não selecione nenhum lugar de destino, o vídeo alterado será salvo em cima do já existente.