Topo

Aplicativo Delitape dá cara de toca-fitas ao player de músicas do seu smartphone

Para trocar de música, basta tocar em um dos rolos da fita cassete virtual que aparece na tela do celular - Reprodução
Para trocar de música, basta tocar em um dos rolos da fita cassete virtual que aparece na tela do celular Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 06h02Atualizada em 27/06/2012 13h06

Que tal dar um ar retrô ao seu smartphone? Pois o aplicativo gratuito DeliTape, disponível para iPhone e celulares com Android,  faz seu aparelho ficar com a cara dos antigos toca-fitas. Caso você não tenha mais de 30 anos, uma breve tradução do termo: são aqueles aparelhos de som que usavam fitas cassete.

Direto ao ponto

Nome:Delitape Deluxe Cassette Player
Categoria:Entretenimento
Preço:No iOS, US$ 0,99; No Android, gratuito
Sistema operacional:iOS 3.0 ou superior;Android 2.2 ou superior
Pontos positivos:Interface intuitiva e realista
Pontos negativos:Poucas opções de fontes para os nomes das músicas e de artistas

Quem olha na tela do aparelho vê uma réplica realista dessa mídia, com direito aos rolos girando, simulando o funcionamento de aparelhos antigos, como o popular walkman, da Sony, que fez sucesso muito antes dos toca-MP3.

Depois de instalado o aplicativo, é só escolher na sua biblioteca de canções quais músicas você quer incorporar a sua “fita cassete virtual”. Para deixar tudo no clima, os nomes do intérprete e da música aparecem escritos na fita em estilo letra de mão, como se tivessem sido registrados com caneta. Outra breve explicação aos mais jovens: esse era um hábito comum entre os usuários desse tipo de mídia, nos anos 1980.

Para trocar de canção, basta tocar nas imagens dos rolos. No iPhone, o que fica do lado direito passa para a próxima música; a da esquerda serve para retroceder. Para pausar, basta tocar entre os dois rolos, enquanto dois toques rápidos abrem a biblioteca de canções. O aplicativo também permite personalizar o visual da fita, com troca de cores, estilos de textos e posicionamento das palavras.

Como o aplicativo se trata de um tocador de música, mesmo que o usuário comece a usar um outro programa as canções continuam sendo executadas. Assim, é possível navegar na internet enquanto ouve sua canção preferida, por exemplo.

Sua versão para Android identifica o nome do álbum do qual a música faz parte e exibe miniaturas das capas dos CDs. E também possui integração com serviços com o Facebook, WhatsApp e Gmail para o envio de mensagens.