Google oficializa lançamento do tablet Nexus 7 por US$ 199 para concorrer com o iPad
Um pouco antes do Google I/O (evento de desenvolvedores de aplicações realizado em San Francisco), a companhia liberou nesta quarta-feira (27) um vídeo promocional do tablet Nexus 7, o primeiro portátil do tipo de “fabricação própria” da gigante das buscas. O tablet será vendido a US$ 199 (8 GB de armazenamento) pela loja Google Play no Reino Unido, Canadá, Austrália e Estados Unidos, com data de entrega prevista para meados de julho. Com o lançamento, a empresa quer ameaçar a soberania do iPad, da Apple, no mercado de portáteis em formato de prancheta.
O tablet Nexus 7, como sugere o nome, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, processador Nvidia quad-core (com quatro núcleos), 1 GB de memória, GPS, conexão Wi-Fi e NFC (tecnologia utilizada para pagamentos móveis). O ultraportátil pesa 340 gramas.
Além disso, o tablet vem com uma câmera frontal de 1,2 megapixels (para fazer videoconferência) e tem bateria com autonomia de 8 horas. Ele é feito pela fabricante taiuanesa Asus.
O dispositivo já virá com o sistema operacional Jelly Bean (jujuba) apresentado durante o evento Google I/O – os nomes dos sistemas operacionais do Google sempre são inspirados em sobremesas. As especulações do tablet do Google foram vazadas há pelo menos duas semanas.
Além da versão de 8G, haverá uma de maior capacidade de armazenamento (16 GB), que será vendida por US$ 250.
Características
Como novidade, o tablet terá uma divisão do Google Play (loja de conteúdos da empresa) voltada para revistas. Chamado Google Play Magazine App, o recurso exibirá novas edições de revistas utilizando efeitos 3D, como se as capas estivessem enfileiradas. Basta um toque para passar para a capa da revista seguinte.
Outra opção apresentada no tablet é o widget "qual é a música?'. Ele funciona como o aplicativo "Shazam". Ao tocar uma música, o recurso identificará o nome dela e direcionará o usuário diretamente para o Google Play para comprar a faixa.
Quanto ao Google Currents, aplicativo da companhia para leitura de revistas, a companhia informou que inseriu a opção de traduzir os conteúdos das publicações.
Com o Tablet Nexus 7, Google quer bater de frente na briga por mercado de portáteis com a Apple
Mercado de portáteis
No ramo de telefonia, o Google já lançou três smartphones "próprios" feitos em parceria com fabricantes como HTC e Samsung: Nexus One, e Nexus S e o Galaxy Nexus S (conhecido no Brasil como Galaxy X). Apesar do status de serem produzidos sob encomenda do Google, os três não foram sucesso de venda. Na época, a companhia chegou a dizer que apenas produziu os aparelhos para "puxar o mercado de hardware" de telefonia. Quando lançados, eles apresentaram características de ponta.
O iPad, da Apple, continua a liderar de forma absoluta no mercado americano de tablets. Segundo a consultoria comScore, no segmento Android, o líder absoluto é o Amazon Kindle Fire, que detém 54,4% do mercado. À título de comparação, o portátil da Amazon custa nos Estados Unidos US$ 199, enquanto o iPad mais barato custa US$ 399 (iPad 2 de 16 GB).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.