Topo

Bug entre Firefox 13 e Flash Player impede execução de vídeos e áudios; saiba corrigir

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/06/2012 13h24Atualizada em 28/06/2012 18h55

Usuários do navegador Firefox 13 estão relatando problemas para rodar arquivos de vídeos e áudio em sites depois de atualizarem o plug-in do Flash Player para a versão 11.3.300.

Quem usa a versão 13.0.11 do Firefox, a mais recente do navegador de internet que começou a ser distribuída no dia 15 de junho, não consegue visualizar conteúdos que dependem do Adobe Flash Player, distribuído dia 8 de junho. O erro ocorre com a versão 11.3.300 do plug-in.

Por enquanto, nem Adobe ou Mozilla, desenvolvedora do Firefox, liberaram versões de correção dos softwares. Em comunicado oficial, a Mozilla informou que "as empresas estão trabalhando para diagnosticar e tratar" os problemas. A empresa sugere que, enquanto isso, os usuários do Firefox com problemas tentem as soluções listadas no tópico de ajuda do site (em inglês).

Para solucionar o problema, os usuários podem fazer o chamado “downgrade” (retorno à versão anterior do software) do plug-in do Flash Player para a versão 10. O download pode ser feito diretamente na página da Adobe.

Além do retorno à versão antiga do Flash Player, outra possibilidade para executar corretamente áudios e vídeos é a utilização dos navegadores Internet Explorer (versão 9) e Chrome (versão 19 ou superior), que não apresentam problemas com a nova versão do plug-in.

Para quem usa o programa Real Player, outra solução é desabilitá-lo, seja por meio do próprio software (na opção ''Habilitar Download Web e Gravação para navegadores instalados'') ou pelo seu plug-in no Firefox (no botão Firefox no canto superior esquerdo, depois em Complementos>Extensões>RealPlayer Browser Record>Desabilitar).