Topo

Por mais de R$ 4 mil, Dell Latitude E6220 Advanced é notebook ultraportátil robusto

Ultrabook Dell Latitude E6220 Advanced tem processador Intel Core i7 e 128 GB para armazenamento - Divulgação
Ultrabook Dell Latitude E6220 Advanced tem processador Intel Core i7 e 128 GB para armazenamento Imagem: Divulgação

Do Tech Radar

28/06/2012 06h00Atualizada em 29/06/2012 16h29

Boa parte das companhias, de olho no consumidor final, investe pesado em notebooks do tipo ultraportáteis ou Ultrabooks (laptops bastante finos e rápidos). A Dell tenta atacar nesse filão com o, não tão fino e tão leve, Latitude E6220 Advanced. Trata-se de computador sério, sólido, desenvolvido para realizar tarefas robustas.

Avaliação

Pontos positivos
Poderoso processador Core i7
Boa vida útil da bateria
Armazenamento em SSD
Entrada para SIM card
Pontos negativos
Tamanho da bateria deixa o aparelho maior e menos portátil
Oferece somente duas portas USB 2.0
Tem apenas 4GB RAM
Armazenamento de 128 GB

O notebook não é o menor ou mais leve do mercado. Mas a energia de seu processador Core i7, seu armazenamento SSD, a bateria com vida útil excelente mostram que esse laptop de 12 polegadas não deixa o usuário na mão quando é necessário realizar tarefas exigentes.

A Dell optou por um design em dois tons. O teclado e painel estão em preto. Uma espécie de plástico (ou policarbonato) é utilizado na tampa e nas bordas do eletrônico.

A tela, antirreflexo, é muito lisa e sensível.

O teclado não é como os demais estilos encontrados hoje em dia. Ele conta com um design mais tradicional, com as teclas encostadas umas nas outras.

Apesar de, no conjunto, ter uma ótima estética, o ponto negativo reside na bateria, que fica sobressalente no modelo. Nessa parte traseira, ele ganha alguns centímetros que o torna menos portátil.

E apesar de a Dell ter ignorado diversas regrinhas do mundo dos ultraportáteis, a companhia resolveu adotar um de seus piores aspectos: uma quantidade ridícula de portas. O modelo conta com apenas duas conexões USB 2.0. Há ainda uma terceira que pode ser utilizada para eSata ou USB. O notebook passa longe de oferecer suporte a USB 3.0, algo bastante desabonador, já que estamos falando de um lançamento.

O notebook oferece conexões HDMI, VGA e para fone de ouvido. A Dell também colocou uma porta Ethernet, que permite a conexão à internet por meio de cabo e suporte a chip para acesso a banda larga móvel.

Deixando de lado todas as críticas, o aparelho ainda assim impressiona por seu excelente desempenho. Seu processador Core i7-2620M funciona com uma velocidade de 2.7 GHz, o suficiente para executar tarefas bastante exigentes. Nenhum ultraportátil carrega essa característica.

Além disso, apesar de depender de um processador gráfico dedicado da Intel integrado, os resultados obtidos em 3D não são ruins.

O restante das especificações são mais conservadoras. A Dell deu 4GB de RAM ao notebook – o dobro (8GB) teria sido bem mais atrativo.

Enquanto o armazenamento por meio de disco SSD – em vez do tradicional HD – é uma ótima adição, a capacidade 128 GB é muito limitada.

Com a máquina formatada e com o Windows instalado, sobra pouco espaço para coleção de mídias (como filmes ou música) ou para armazenar softwares em geral. Esperava-se mais, pelo preço que a Dell pede em seu computador.

De qualquer forma, a vida útil da bateria é muito boa. Quatro horas pode não parecer tão impressionante. Mas ao considerar o alto desempenho da máquina, a autonomia vira uma eternidade.

Veredito

O Dell Latitude E6220 Advanced é um laptop com configurações bastante avançadas, sendo que seu preço mostra isso. Seria mais fácil recomendá-lo se não fosse tão caro. Infelizmente, suas deficiências não podem ser ignoradas, então a impressão que foi obtida do teste é que o aparelho ainda está mais para uma medalha de bronze. No Brasil, ele custa a partir de R$4.248,00, o preço muda conforme os recursos extras que o usuário incluir.