Topo

CamCard captura cartões de visita, insere na agenda do smartphone e cria QR Codes

CamCard permite compartilhar cartões virtuais por e-mail, SMS ou QR Code, para leitura pela câmera do smartphone - Reprodução
CamCard permite compartilhar cartões virtuais por e-mail, SMS ou QR Code, para leitura pela câmera do smartphone Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

29/06/2012 07h01

Cartão do gerente do banco, da academia de ginástica, do dentista, da locadora... Em um ano você tem um volume suficiente para encher uma caixa com esses pequenos papéis. Mas saiba que é possível se livrar deles e manter as informações, sem perder muito tempo.

Direto ao ponto

Nome:CamCard Lite
Categoria:Negócios
Preço:Grátis (com limitações); versão paga sai por cerca de 15 reais, para iOS ou Android.
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior; Android 2.0 ou superior
Pontos positivos:acaba com os cartões de papel; tem grande variedade de recursos
Pontos negativos:versão paga é cara

Aplicativos para smartphone fotografam os cartões, capturam os dados e organizam em agendas. Um bom exemplo disso é o CamCard, programa para iPhone e celulares com Android.

Com ele, basta selecionar Take Photo, centralizar o documento, tocar no ícone da câmera e tocar no botão Finish. Além de guardar a imagem, o programa identifica dados como nome da pessoa, empresa, departamento, telefone, e-mail e site e insere em uma ficha do novo contato.

Precisou encontrá-lo? É só digitar na busca qualquer informação relacionada (sobrenome, nome da rua, alguns dígitos do telefone...) que o contato e a imagem do cartão surgem na tela. O software traz vários ícones que facilitam o acesso ao contato, sem necessidade de digitação para ligar ou enviar e-mail. Em alguns casos, porém, o CamCard faz um pouco de confusão e coloca informações como o nome da pessoa como sendo da empresa.

O programa também permite criar cartões de visita virtuais, inserindo manualmente os dados. É só escolher um layout e digitar as informações. Terminado o trabalho, ele pode ser enviado por e-mail, SMS ou transformado em um QR Code (código para identificação instantânea pela câmera de smartphones).

E as informações não ficam apenas no smartphone. O CamCard inclui um serviço de armazenamento na nuvem que possibilita o acesso aos dados em qualquer computador, via navegador de internet, com criação de senha e sincronização automática.

O programa possui uma versão gratuita, com anúncios e limitação no número de contatos.  A paga, sem número máximo de cartões, sai por cerca de 15 reais, para iOS ou Android.