Topo

Tablet Nexus 7, do Google, utiliza patentes da Nokia sem autorização

O brasileiro Hugo Barra, diretor de produtos Google, apresenta o tablet Google Nexus 7 no Google I/O - Paul Sakuma/AP
O brasileiro Hugo Barra, diretor de produtos Google, apresenta o tablet Google Nexus 7 no Google I/O Imagem: Paul Sakuma/AP

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 11h27

O tablet Nexus 7, fruto de uma parceria entre Asus e Google, foi anunciado na semana passada para ameaçar a soberania do iPad no mercado de tablets e tentar tirar a liderança do Kindle Fire, da Amazon. No entanto, o aparelho nem foi lançado e já está sendo acusado de usar patentes da Nokia. As informações são do site britânico “The Inquirer”, que cobre tecnologia.

“A Nokia tem mais de 40 licenças, boa parte delas são essenciais para o portfólio de patentes, e a maioria das fabricantes de dispositivos móveis as detêm. Nem o Google ou a Asus entraram com pedido de licença para essas tecnologias”, disse um porta-voz da empresa finlandesa de celulares ao site britânico.

Não há detalhes sobre quais patentes especificamente são usadas sem autorização, no entanto, acredita-se que sejam as licenças para uso do padrão IEEE 802.11, que diz respeito ao acesso à internet sem fio.

“Companhias que ainda não têm licenças de nossas patentes padrão deveriam nos procurar e negociar um contrato”,completou o porta-voz.

Apesar do imbróglio, diz o site, a Nokia não deve entrar com um processo contra o Google ou a Asus em função disso, mas apenas solicitar que eles regularizem juridicamente a situação, pois patentes essenciais para o funcionamento de dispositivos móveis estão em jogo.