Topo

Índice aponta Curitiba como a "cidade mais digital do Brasil"; veja ranking

A cidade do Jardim Botânico é considerada a mais digital do país - Divulgação/Prefeitura de Curitiba
A cidade do Jardim Botânico é considerada a mais digital do país Imagem: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Do UOL, em São Paulo

04/07/2012 10h26

O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) divulgou um ranking que aponta quais são as cidades que mais garantem condições para os usuários acessarem a internet. Na edição de 2012 do Índice Brasileiro de Cidades Digitais, “Curitiba foi apontada como a cidade mais digital do Brasil”.

Índice Brasil de Cidades Digitais

Curitiba423 pontos
Rio de Janeiro407 pontos
Belo Horizonte398 pontos
Vitória396 pontos
Campinas390 pontos
Sorocaba388 pontos
Anápolis388 pontos
Porto Alegre387 pontos
Jundiaí385 pontos
Guarulhos382 pontos

O Ranking leva em conta critérios como acesso público à internet (por meio de Centros de Inclusão Digital), cobertura geográfica da rede e qualidade dos serviços privados. Ao todo, 100 cidades foram analisadas pelo estudo. De acordo com a pesquisa, a capital paranaense é uma cidade que se mantém “firme rumo a cidadania digital” e realiza políticas públicas para inclusão digital.

O CPqD também destacou outras capitais como o Rio de Janeiro (segunda cidade da lista), Vitória-ES (quarta da lista e melhor em acessibilidade à internet), Tauá-CE (melhor em acesso público) e Campinas (melhor cidade no quesito serviços e aplicações de internet). A lista das dez primeiras você pode ver no quadro ao lado.

Serviços da internet evoluíram no país

De acordo com o índice, o Brasil está mais digital. O estudo apontou que o Brasil melhorou os serviços de internet em 22% de 2011 para 2012. A pesquisa também apontou que 30% das cidades pesquisadas oferecem serviços públicos de internet em toda a sua área. No ano passado, apenas 6% das cidades ofereciam cobertura total.

O relatório do Índice Brasileiro de Cidades Digitais pode ser acessado neste link.