Topo

Songify transforma frase em música no iPhone e Android - dá até para criar seu próprio hit

Mixagens do Songify podem ser compartilhadas com os amigos via e-mail, Facebook ou Twitter - Reprodução
Mixagens do Songify podem ser compartilhadas com os amigos via e-mail, Facebook ou Twitter Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

04/07/2012 06h01

Alguma vez na vida, ao ouvir o rádio, você já deve ter pensado: “como é que uma música dessas faz sucesso? Até eu faço coisa melhor”. Que tal tentar? Com aplicativos como o Songify, disponível para iPhone e Android, é possível dar uma de DJ e criar seus “hits”, mesmo que você não entenda nada de música ou mixagem.

Direto ao ponto

Nome:Songify
Categoria:Música
Preço:Grátis
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior; Android 2.2 ou superior
Pontos positivos:divertido; fácil de usar
Pontos negativos:poucas canções gratuitas para usar como base; músicas são pouco conhecidas

O programa (que é gratuito, mas cobra um dólar por canções extras), permite que o usuário escolha em uma lista de canções pouco conhecidas, como Double Rainbow, dos Gregory Brothers, e OneOneOne, de WiliOne, para usar como base para sua música. Feito isso, basta tocar no círculo que fica no meio da tela para começar a gravação. Vale dizer qualquer coisa, como “estou com sono” ou “vai Corinthians”. E não precisa cantar, apenas diga as palavras.

Terminou, é só tocar novamente no círculo para que ele junte o seu áudio com a melodia da canção de fundo. O aplicativo pega a voz da pessoa, distorce, coloca efeitos e tenta encaixar. Em alguns casos, o resultado até fica divertido e com cara de música. Em outros, vira algo repetitivo e muito chato. Mas se não ficar bom, basta tocar em Re-Songify, escolher outra canção e ver se ela combina.

O resultado pode ser enviado por e-mail para os seus amigos (ou inimigos, dependendo da qualidade...) ou publicado diretamente em redes sociais, como Facebook ou o microblog Twitter

Quem não quiser gastar dinheiro para conseguir mais músicas tem a opção de ganhá-las, ao assistir vídeos de publicidade sugeridos pelo programa. Cada execução dá direito a cinco moedas virtuais que, somadas, permitem baixar outras músicas.