Topo

Aplicativo musical identifica canções e tem busca ativada por voz em smartphones e tablets

Software importa e exibe a letra da música de forma sincronizada, como se fosse um aplicativo de karaokê - Reprodução
Software importa e exibe a letra da música de forma sincronizada, como se fosse um aplicativo de karaokê Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

05/07/2012 06h05

Quando o assunto é música, um dos melhores aplicativos para quem tem smartphone com iOS (iPhone), Android ou Windows Phone é o SoundHound. O programa, que conta com uma versão gratuita cheia de recursos, além de uma edição paga (sem a exibição de anúncios, com preços a partir de dez reais), permite saber o nome de uma canção que você ouviu no bar, por exemplo, apenas tocando em um botão.

Direto ao ponto

Nome:SoundHound
Categoria:Música
Preço:Grátis (versão com anúncios); edição paga tem preços a partir de 10 reais
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior; Android (versão varia e acordo com o aparelho); Windows Phone 7.5 ou superior
Pontos positivos:grande variedade de recursos; reconhece as músicas rapidamente e sincroniza a exibição das letras
Pontos negativos:só funciona com conexão à internet

O programa “ouve” a canção e compara com seu banco de dados. Surge na tela uma ficha com várias informações, como interprete, álbum do qual faz parte, link para compra da música e até a letra, que é exibida na tela de forma sincronizada. Mas saiba que é preciso estar conectado à internet para utilizar esse tipo de recurso.

Outro ponto interessante do aplicativo é a capacidade de realizar buscas de músicas, álbuns ou intérpretes apenas com o uso da voz. Basta tocar no ícone da lupa, pressionar o botão do microfone e dizer o que procura, como “Lady Gaga, Bad Romance”, por exemplo. Em segundos ele exibe várias informações, entre elas a letra da música, além de botões para compartilhar os dados em várias redes sociais. Pena que esse recurso não funcione com a língua portuguesa. Uma busca por Elis Regina, por exemplo, traz respostas como Alice Cooper, The Tubes e Mary Wells. Nesse caso, é necessário recorrer ao bom e velho teclado.

A opção History registra a atividade do usuário e, caso queira acessar, no futuro, algum conteúdo já visto, acelera o acesso às informações. O programa também inclui um player de canções muita legal, que importa as playlists de músicas armazenadas no smartphone e baixa automaticamente fotos e letras, durante a execução de uma faixa.