Brasil é o segundo país que mais usa Twitter, aponta universidade britânica

Do UOL, em São Paulo

O Brasil é a segunda maior fonte de posts no Twitter no mundo, segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford. Cerca de 22% dos tuítes têm origem no país, que fica atrás dos Estados Unidos, líder da lista com 30%.

Depois de Estados Unidos e Brasil, os países de onde vem mais tuítes são Indonésia e Inglaterra. Os próximos cinco países da lista são México, Malásia, Espanha, Rússia e França.

No extremo oposto está a China: o país é a menor fonte de mensagens no microblog, dada as leis severas de censura local.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores usaram post no Twitter georreferenciados, ou seja, aqueles em que os usuários marcam sua localidade. “Ao mapear a distribuição de tuítes no mundo, fica claro que o Twitter está permitindo uma participação mais ampla do que é possível em outras plataformas e mídias”, afirma Mark Graham, um dos autores do estudo.

“Em outras palavras, ele pode estar ajudando a democratização da produção de informação e compartilhamento, graças a suas poucas barreiras e adaptação a dispositivos móveis”, prossegue.

  • Mark Graham/Universidade de Oxford

    Mark Graham criou uma imagem para representar a participação dos países



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos