Topo

Criador do site de humor 9GAG diz que Brasil terá versão da página no início de 2013

Ray Chan, fundador do site 9GAG, conversa com participantes do YouPix 2012 durante palestra - Shin Shikuma/UOL
Ray Chan, fundador do site 9GAG, conversa com participantes do YouPix 2012 durante palestra Imagem: Shin Shikuma/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

05/07/2012 13h00Atualizada em 06/07/2012 19h08

Se você ama (ou odeia) aquelas mensagens postadas no Facebook como as do Willy Wonka irônico ou aquelas imagens do troll face, a pessoa que você deve prestar homenagem (ou amaldiçoar eternamente) chama-se Ray Chan. Ele, que esteve no YouPix (evento de cultura de internet realizado em São Paulo entre 3 e 5 de julho), é o criador do site 9GAG, uma página em que usuários postam imagens divertidas, que serve de fonte ou inspiração para a maioria dos memes (imagens ou vídeos que fazem sucesso na internet).

Esta imagem não é real

  • Reprodução/9GAG

    Montagem com o jogador Mario Balotelli, da Itália, feita por usuários do site de humor 9GAG

Um exemplo recente da popularidade do site são as postagens envolvendo a comemoração do jogador italiano Mario Balotelli durante o jogo contra a Alemanha na Eurocopa 2012. Boa parte das imagens que circularam pela internet foram postadas no 9GAG.

Criado em 2008 em Hong Kong como um serviço para facilitar o envio de imagens engraçadas entre amigos (aliás, não é mais necessário enviar por e-mail, apenas o link da imagem no 9GAG), os grandes números do 9GAG assustam. Segundo Chan, no mês passado, eles tiveram 80 milhões de visitantes únicos (é quase o número de todos os internautas brasileiros, segundo dados do Ibope de maio/2012) e têm uma média de 3 bilhões de page views (páginas visualizadas).

Apesar de não se incomodar com o fato de muitas ideias postadas no site serem “roubadas” e “adaptadas” por alguns usuários (como geralmente acontece entre os usuários brasileiros do Facebook), Chan informou que o Brasil é um dos cinco países que mais acessam o 9GAG. E que, em breve, terá um 9GAG apenas com postagens em português (no site, atualmente, só há mensagens em inglês). “Não há uma data fechada. Eu espero que seja feito entre o fim deste ano e o começo de 2013”, disse em entrevista ao UOL Tecnologia durante o barulhento YouPix. Veja a seguir os principais trechos da entrevista com Ray Chan, o criador do 9GAG.

UOL Tecnologia: Por que 9GAG?
Ray Chan: O fato é que 9GAG é um jogo de palavras que vem do cantonês, cujo significado lembra “tirar um sarro”, “se divertir”.

UOL Tecnologia: Como surgiu a ideia de criar a página?
Chan: Começou em 2008. Na época, o Facebook não era popular em Hong Kong. Se você quisesse compartilhar alguma imagem divertida com os amigos, você teria que enviá-la por e-mail.

Nós criamos um site em que os usuários pudessem compartilhar imagens divertidas entre os amigos de forma fácil, sem precisar anexar em um e-mail. Então, criamos o 9GAG, onde o usuário postava imagens e depois compartilhava apenas o link com os amigos.

UOL Tecnologia: No Brasil, há muitas pessoas que pegam imagens do 9GAG, fazem modificações para o português e depois postam no Facebook. O que você acha disso?
Chan: Nós não temos problemas com isso. Seria melhor que eles dessem crédito ao nosso site. Mas para a gente, tudo bem, pois não somos nós que criamos os conteúdos, mas os próprios usuários. Nós esperamos, em breve, lançar uma versão regional do 9GAG e, dessa forma, os usuários podem postar imagens engraçadas em português.

UOL Tecnologia: Quais serão os primeiros países a receberem versões locais do 9GAG?

Chan: Provavelmente, o Brasil. O país está em nosso top 5 de localidades que mais acessam o site, mesmo com o fato de nem todas as pessoas falarem inglês. Em ordem, os principais são: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Brasil e Filipinas.

  • Shin Shikuma/UOL

    Ray Chan, fundador do site 9GAG, diz que até início de 2013 site terá uma versão em língua portuguesa

UOL Tecnologia: Quando vai começar no Brasil?

Chan: Não há uma data fechada. Eu espero que seja feito entre o fim deste ano e o começo de 2013.

UOL Tecnologia: Quantos usuários o 9GAG tem?

Chan: No último mês, registramos 80 milhões de usuários únicos e temos uma média de 2 bilhões de páginas vistas mensalmente.

UOL Tecnologia: Como o 9GAG se mantém?
Chan: Nós temos propaganda no site. Mas não é esse o nosso foco. Basicamente, a gente tenta assegurar que nós temos o dinheiro necessário para pagar os servidores da Amazon, que alocam as imagens postadas no site. Atualmente, também temos usado esse dinheiro [de propaganda] para promover melhorias na página.

Nós temos muitos usuários e ter publicidade no site acaba sendo um bom negócio. Apesar disso, como você pode ver, a gente não é rico [disse enquanto mostrava a sapatilha que vestia].

UOL Tecnologia: Além da questão do Facebook, há sites no Brasil com estrutura muito parecida com o 9GAG. O que você acha disso?

Chan: Não vejo problemas contanto que eles não finjam ser o 9GAG. O fato é que conhecemos nossos usuários e não podemos controlá-los. Nós tentamos fazer sempre o melhor para atrair cada vez mais pessoas para a página.

UOL Tecnologia: Vocês já tiveram algum problema com a justiça em função da postagem de alguma imagem?

Chan: Até agora, não tivemos problemas com governos ou empresas. Todos os conteúdos são feitos por usuários e, caso alguém não goste, pode simplesmente ignorar ou reportar no próprio site. Também tivemos a sorte de nunca sermos processado por celebridades por algum post.

UOL Tecnologia: Quais são os planos do site? Onde vocês querem chegar?

Chan: O nosso objetivo é apenas fazer as pessoas mais felizes. Essa é nossa missão. Apenas queremos fazer cada vez mais melhorias.