Topo

Mouse envia mensagens de voz com apenas "dois cliques"; acompanhe teste do produto

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

05/07/2012 06h01

Você já pensou em utilizar o mouse do seu computador para gravar mensagens de voz e enviá-las via e-mail? Pois essa é a proposta do mouse Vozmail, comercializado no Brasil pela empresa Indusat. Feito para pessoas que não querem perder tempo digitando, o mouse conta com dois botões que auxiliam no envio das mensagens: “Rec” e “Send”.

De acordo com os fabricantes do produto, o Vozmail é uma forma diferente se mandar os e-mails. Sem precisar digitar, o usuário ganharia tempo enviando mensagens por voz. Dá para dizer que a ideia de produto é, no mínimo, original. Para ver como é o funcionamento do Vozmail, o UOL Tecnologia realizou alguns testes.

Instalação e uso do Vozmail

  • Reprodução

    Mouse tem formato ergonômico e funciona muito bem... como mouse

A inicialização do Vozmail é rápida. É plugar o mouse em uma porta USB e ele já está funcionando. Porém, é preciso usar o CD de instalação para ativar a função de envio de mensagens por voz do programa.

Quando você instala o Vozmail, precisa fechar o seu e-mail no computador (seja Outlook ou algum outro servidor). O programa exige 49 MB da memória do seu computador. A partir da instalação do programa, o próximo passo é configurar um e-mail.

Se você não tem uma conta no Outlook Express, temos más notícias. O Vozmail só envia mensagens diretamente se você tem esse servidor de e-mail. Caso você tenha uma conta no Gmail, Hotmail ou Yahoo Mail terá de fazer o envio de mensagens por meio do software do programa.

Esse empecilho tira um pouco do caráter de praticidade que o produto promete, já que todas as vezes que desejar enviar um e-mail por voz. Além disso, algumas pessoas podem ficar incomodadas de colocar o seu e-mail e senha diretamente no programa.

Se você não está no grupo desses “incomodados” e colocou e-mail e senha no software do Vozmail, chegou a hora de usar o programa. Realmente, o programa cumpre o que promete na hora do envio das mensagens: para mandar as mensagens de voz, é só apertar o botão de gravar e, quando acabar, apertar o botão de envio.

Após terminar a mensagem, vai surgir uma janela popup. Aí é só preencher o e-mail da pessoa que você vai querer enviar o recado, dar um título para a mensagem e para o arquivo. O e-mail está enviado.

Ótimo como mouse... mas nem tão bom no envio de mensagens de voz

  • Reprodução

    Mouse não funciona bem quando utilizado na distância indicada na foto de divulgação

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia o mouse do Vozmail fez o que se propõe a um mouse: funcionou perfeitamente (inclusive sem o mouse pad) e respondeu aos comandos realizados. O design ergonômico do produto também agrada. Diferente da grande maioria dos mouses, ele se adapta bem a mão. Nem os botões “Rec” e “Send” atrapalham o uso do produto.

Direto ao Ponto

Nome:Vozmail
Categoria:Mouse
Sistema operacional:Windows 7 e Vista (funcionou também no Windows 8 release candidate)
Preço:150 reais
Garantia:3 meses
Pontos positivos:Ideia original; mouse que funciona muito bem e design ergonômico do produto.
Pontos negativos:Nos testes, o áudio das mensagens ficou muito baixo; necessidade de colocar e-mail e senha no programa do software.

Se como mouse o Vozmail é ótimo, o mesmo não pode se dizer do aparelho na hora do envio das mensagens de voz. Nos testes, o áudio do produto saiu extremamente baixo quando a gravação foi feita na distância recomendada pelas fotos de divulgação do produto. Para a voz sair audível, é preciso colocar o mouse muito próximo à boca. E mesmo assim, o volume é baixo.

Em suma, o Vozmail traz um conceito inovador e pode ser muito útil para quem precisa enviar mensagens e não tem tempo de ficar digitando. Sem dúvida, a possibilidade de enviar mensagens do dois cliques esbanja praticidade. Porém, o volume muito baixo do som pode atrapalhar o seu sucesso. Sem cumprir com maestria a função chefe do produto, o Vozmail acaba se tornando (apenas) um mouse com ótimo design e funcionamento.