Topo

Professora diz no Facebook que aluno de 8 anos é ''elo entre orangotangos e homens''

Lisa Wade (esq.), mãe do garoto comparado a um orangotango pela própria professora, fala à imprensa ao lado da advogada Sasha Watson - Reprodução/Brandeton.com
Lisa Wade (esq.), mãe do garoto comparado a um orangotango pela própria professora, fala à imprensa ao lado da advogada Sasha Watson Imagem: Reprodução/Brandeton.com

Do UOL, em São Paulo

11/07/2012 18h21

Uma escola na Flórida (EUA) advertiu verbalmente uma professora que publicou no Facebook uma mensagem ofensiva sobre um aluno, chamando-o de “elo evolutivo entre orangotangos e humanos”. A medida considerada “leve” enfureceu pais de alunos e membros da comunidade local, que fizeram um protesto no colégio nesta quarta (4).

Segundo o “San Francisco Chronicle”, a professora de música Lauren Orban, 25, da escola elementar de Rogers Gardens, em Bradenton, fez o comentário preconceituoso em maio em um post no Facebook, no meio de uma conversa na rede social com outros dois professores. O menino de oito anos foi identificado na mensagem pelas iniciais do nome.

O diretor da escola, depois de alertado sobre a mensagem que teve repercussão na mídia local, teria discutido o caso com outros professores e optado pela advertência verbal após verificar o histórico de Lauren. Esse tipo de advertência não ficará registrada na ficha de trabalho da professora.

Sasha Watson, advogada de Lisa Wade, mãe do garoto ofendido, afirmou que a punição é injusta e branda demais. “No mínimo a professora deveria ser suspensa sem pagamento”, reclamou.

Contra a punição dada pela escola à professora, membros da comunidade realizaram nesta quarta um protesto em frente à escola Rogers Garden.

“Não estamos satisfeitos com a resposta, aliás não houve resposta até que o caso fosse levado à imprensa”, disse Rodney Jones, membro do conselho consultivo da escola e da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, em inglês) do condado de Manatee, que defende direitos dos negros nos Estados Unidos.