Saiba como remover vírus do Facebook

Edgard Matsuki
Do UOL, em São Paulo

As redes sociais, cheias de possibilidades de interação e compartilhamento, criam um ambiente propício para a propagação de vírus e outros programas maliciosos na web. Recentemente, por exemplo, um malware enganou mais de 8.000 pessoas no Facebook disfarçado como uma ferramenta de botão “Dislike” (não-curtir) na rede social.

O uso de aplicativos falsos como o botão “Dislike” representa o tipo de golpe mais comum no Facebook. Postagens de amigos (que já estão infectados) com links maliciosos também podem ser vistas na rede social, mas não com tanta frequência como no Orkut, por exemplo.

Nos dois casos (aplicativos e mensagens de amigos), o arquivo malicioso acaba se tornando um complemento no seu navegador e um aplicativo autorizado na sua conta do Facebook. Por isso, a remoção de um malware no Facebook exige que o usuário desabilite a extensão no seu navegador e o aplicativo do seu perfil. Veja abaixo como fazer essa remoção em cada navegador e também no Facebook:

 

Após realizar essas ações, faça uma varredura com antivírus no seu computador. Há um aplicativo chamado Norton Safe Web, que verifica se o seu perfil está infectado. Aqui você encontra outras ferramentas antivírus para usar no Facebook. E o mais importante de tudo: tome cuidado com o que clica no Facebook.

Baixe capas de Facebook que brincam com foto do perfil
Veja Álbum de fotos

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos