Topo

Adolescentes pedem fim do uso do Photoshop na versão ''teen'' da Vogue, mas são ignoradas

Revista "Teen Vogue" alega que não retoca imagens - Reprodução
Revista "Teen Vogue" alega que não retoca imagens Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/07/2012 12h27

Um grupo de adolescentes nos Estados Unidos iniciou um abaixo-assinado online para que a “Teen Vogue” pare de usar o Photoshop para retocar rostos e corpos de modelos que aparecem na revista. O movimento – inspirado na vitória de Julia Bluhm, que moveu uma petição online semelhante contra a revista “Seventeen” – foi ignorado pela publicação americana.

Segundo o "NY Daily", membros do grupo ativista Spark, as adolescentes Carina Cruz, 16, e Emma Stydahar, 17, lançaram uma petição online pedindo que a “Teen Vogue” seguisse o exemplo da revista “Seventeen”, que se comprometeu a não alterar no Photoshop as fotos de suas modelos. Até o momento, o Spark reuniu mais de 32 mil assinaturas contra a revista.

A editora-chefe da “Teen Vogue”, Amy Astely, recebeu as adolescentes que iniciaram o abaixo-assinado online, em uma reunião que durou apenas cinco minutos, na qual informou que a revista não iria atender ao pedido. Foram entregues cópias da revista para que as adolescentes “estudassem” melhor a publicação.

“Foi chocante como foram rudes com a gente”, disse Carina. Já Emma afirma que o grupo “fez sim a lição de casa” e que por isso iniciou a campanha contra a versão adolescente da “Vogue”. “Três em cada quatro garotas se sentem mal sobre elas mesmas depois de ler uma revista de moda”, lembrou.

A porta-voz da “Teen Vogue”, Erin Kaplan, insiste que a revista não retoca ou altera imagens de corpos nas suas páginas. “A Teen Vogue faz um esforço contínuo e consciente para promover uma imagem positiva do corpo para suas leitoras”, acrescentando que a revista mostra modelos saudáveis e também não-modelos em seus editorias de moda.

  • Shannon Stapleton/Reuters

    Garotas do Spark, movimento dedicado a acabar com a sexualização de mulheres e adolescentes na mídia, fazem protesto em Nova York contra a "Teen Vogue''