Topo

Facebook é a rede social com menor índice de satisfação entre usuários, diz pesquisa

Facebook é a rede com menor índice de usuários satisfeitos - Arte/UOL
Facebook é a rede com menor índice de usuários satisfeitos Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/07/2012 10h52

O Facebook não é apenas a rede social com maior número de usuários no mundo. Também é a rede social com maior número de usuários insatisfeitos. É isso que aponta uma pesquisa feita pelo The American Customer Satisfation Index, instituto que trabalha com pesquisas de satisfação de clientes.

Índice de satisfação (%)

1Google+78%
2Wikipédia78%
3You Tube73%
4Pinterest69%
5Outras64%
6Twitter64%
7LinkedIn63%
8Facebook61%
-Média das redes sociais69%

Das oito redes sociais pesquisadas, o Facebook foi a que conquistou o menor índice de usuários satisfeitos: 39%. De acordo com a pesquisa, a “impopularidade” da rede mais popular do mundo aumentou 7,6% de 2011 para 2012.

O relatório da pesquisa aponta que as constantes mudanças na interface do usuário e a introdução do recurso da timelime são os itens que mais deixam os usuários insatisfeitos. Além desses fatores, as pessoas também reclamam da inserção de publicidade e têm preocupações com privacidade na rede social criada por Mark Zuckerberg.

Larry Freed, um dos responsáveis pela pesquisa, diz que a queda na satisfação dos usuários do Facebook pode representar uma ameaça à liderança da rede social: “Se o Facebook não se preocupa com a satisfação do cliente, em breve deve sentir a pressão para mudar a postura”.

Além do Facebook, participaram da pesquisa o Google+, a Wikipédia, o You Tube, o Pinterest, o Twitter, o LinkedIn e “todas as outras” (juntas em um só índice). Você pode ver o resultado da pesquisa na tabela ao lado e uma lista das redes sociais que podem desbancar o Facebook no álbum abaixo. Veja ainda como ajudar a deixar o Facebook mais impopular sendo um chato na rede social.