Topo

Dicas de SEO: como escolher um nome para o seu site aparecer bem no Google

Escolher o nome não é uma tarefa simples, mas algumas ações podem facilitar o processo - Reprodução
Escolher o nome não é uma tarefa simples, mas algumas ações podem facilitar o processo Imagem: Reprodução

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 06h01

Um dos maiores dilemas na hora da criação de um site ou blog é a escolha do nome para uma página. E o sucesso de um site nos buscadores (leia-se Google) também leva em conta o nome da página. Para ajudá-lo, o UOL Tecnologia preparou um passo a passo que pode auxiliar na escolha de um bom nome para o seu site. 

Seguindo estas dicas (e tendo um pouco de inspiração e sorte), você vai conseguir um nome amigável para o Google. Isso ajuda muito em SEO. Se você não sabe o que é SEO, veja esta reportagem do UOL Tecnologia.

Passo 1 – Pensar nas palavras-chave do site

Um bom nome de site deve descrever o conteúdo que será tratado, deve ser curto e também (se possível) criativo. Para representar com fidelidade os assuntos que serão tratados no site, pense em quais palavras-chaves descrevem o conteúdo da página. Ex: se você está criando um blog com dicas sobre como criar animais de estimação, dá para pensar nas seguintes palavras: blog, dicas, animais de estimação.

#ficadica: Uma ferramenta que pode ajudá-lo no processo é o Adwords Keyword Tool do Google. Para usá-la é simples: é só copiar um link de um site que você acha inspirador e pesquisar. Na lista, vai aparecer as principais palavras-chave da página. 

  • Reprodução

    A ferramenta Adwords Keyword Tool pode ajudá-lo na escolha de um nome para o seu site

Passo 2 – Fazer combinações possíveis com as palavras-chave

A partir do momento em que você tem uma base de palavras que descrevem o seu conteúdo, comece a fazer montagens. Pense como as pessoas procurariam no Google pelo assunto. Há algumas palavras muito utilizadas em nomes de sites como “portal”, “site”, “blog”, “dicas”, entre outros.

Voltando ao exemplo das dicas de animais, dá para usar essas palavras para criar combinações de nomes como “portaldosbichos”, “dicasparaanimais” (esse tem um problema de dobrar letras) ou “blogdosbichos”. Você também pode fazer combinações com mais de uma palavra do assunto abordado ou com trocadilhos. Exemplos: “meuamadopet”, "animalismo" ou “meubichinho”.

Não faça combinações com mais de três palavras como, por exemplo, “blogcomdicasparacriaranimais”. Vai ser quase impossível de alguém conseguir digitar o nome do seu site.

#ficadica: há alguns sites que criam combinações de palavras. Dois bons serviços são o http://www.panabee.com/name-generator/ e o http://domainfellow.com/. O único  problema desses sites é que criam trocadilhos em inglês.

  • Reprodução

    Alguns sites são ideias de combinação de domínios. É uma pena que são em inglês

Passo 3 – Veja se o domínio está registrado

Depois que você criou uma lista de possíveis nomes para o seu site (tenha realmente uma lista grande), é hora de ver se está registrado. Vai ser um exercício de paciência, porque a grande maioria dos nomes que você pensou deve já estar registrado.

Uma informação importante, registre um site com final “.com” ou “.com.br”. Na pior das hipóteses, registre “.net” ou “.org”. Sites com domínios personalizados como “.org.br”, “.art.br” ou “.info” são facilmente esquecidos pelas pessoas. Claro que se você não quer gastar dinheiro com domínio e hospedagem, pode registrar no WordPress ou no Blogger. 

Os testes com os sites “.com.br” você fará no site registro.br. Também é possível usar os serviços do UOL para ver se o domínio está registrado. Teste todas as suas alternativas e veja quais estão disponíveis.

Veja neste tutorial como registrar um domínio. 

Passo 4 – Seis perguntas decisivas antes do batismo

Como o nome de um site não pode ser trocado, é bom pensar muito antes de registrar o domínio. Veja esses itens. Se a maioria das respostas for sim, pode registrar.

1 – O nome do site descreve o conteúdo?

2 – O nome é chamativo ou causa impacto?

3 – Você está usando um domínio usual (“.com” ou “.com.br”)?

4 – O nome tem mais de dez letras (sem o “.com” ou “.com.br”)?

5 – A principal palavra-chave está no nome do site?

6 – Você gostou do nome (pode parecer bobo, mas é importantíssimo)?

Se a maioria das respostas for não, volte ao passo 1 (escolher um nome realmente não é fácil). Ou parta para o plano B.

Plano B – Nomes curtos e criativos

Nomes curtos são mais fáceis de memorizar, mas não ajudam muito na hora das buscas. Vai muito da sua proposta de site. Usar siglas pode ser uma saída.

Outra coisa que pode ser usada são palavras grafadas de forma errada. Um exemplo: no lugar de tentar registrar “gatos.com.br”, você tentar “gtos.com.br” ou “gatosss.com.br”. Mesmo se essa for a decisão, volte ao passo 1 e aproveite o máximo de dicas para deixar o site amigável ao Google. Boa sorte.