Topo

AirDroid exibe conteúdo do smartphone no desktop, sem o uso de fios

AirDroid permite transferir arquivos do computador para o celular via Wi-Fi - Reprodução
AirDroid permite transferir arquivos do computador para o celular via Wi-Fi Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

25/07/2012 06h06

Se você acha muito chato usar um cabo para transferir arquivos entre seu smartphone Android e o computador, saiba que é possível fazer isso de forma prática. Basta usar um aplicativo como o AirDroid, disponível gratuitamente, que usa a conexão Wi-Fi para compartilhar fotos, vídeos e músicas, entre outros.

Direto ao ponto (tabela)

Nome:AirDroid
Categoria:Ferramentas
Preço:Grátis
Sistema operacional:Android 2.1 ou superior
Pontos positivos:Facilita o acesso ao conteúdo do celular; dispensa a conexão com fio
Ponto negativo:Exibição de vídeos é lenta e chega a travar

Para que o aplicativo funcione, é necessário que o smartphone e o computador estejam conectados à mesma rede sem fio. Depois de baixar o app no celular, basta abrir o navegador no desktop ou notebook e digitar o endereço web.airdroid.com. Depois, é preciso inserir um código que aparece na tela do smartphone ou identificar um QR Code, com a câmera do aparelho.

Surgirá no monitor o modelo do smartphone, espaço disponível para armazenamento e até detalhes como quanto de espaço é ocupado por vídeo, música ou fotos.

Basta clicar no ícone Photos para abrir todas as imagens que estão no celular. É possível, então, fazer o download para o computador, apagá-las ou definir uma imagem como wallpaper, por exemplo. Também dá para tocar as músicas que estão no celular no seu desktop ou mesmo abrir a lista de contatos e enviar mensagens de textos para outros aparelhos.

Quer ver vídeos do celular em uma tela bem maior? É possível, mas o processo oferece lentidão (até travou em nossos testes). E arquivos maiores que 100 MB pedem que o usuário faça o download para o computador.

Outro recurso interessante é a capacidade de gerenciar os aplicativos que estão no aparelho. É só clicar em Apps no navegador do computador para ver todos os softwares que estão instalados no celular. Dá também para fazer uma faxina, removendo softwares que não são mais usadas.

O AirDroid oferece uma via de mão dupla: o usuário pode transferir arquivos do celular para o desktop ou vice-versa.