Topo

Dúvida de leitor: como desinstalar um falso antivírus?

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

26/07/2012 13h16

O leitor Jairo entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como se livrar do programa Security Shield. Trata-se de um software que se passa por antivírus,mas que na verdade fica alojado em seu PC causando transtornos diversos (o mais comum é tornar a máquina lenta).

Embora seja possível retirar o Security Shield na mão (encontrando-o no sistema e deletando-o), a forma mais prática é utilizar um software desenvolvido especialmente para isso. O Remove Fake Antivírus realiza a tarefa automaticamente (e ainda lida com outros programas incômodos, como AV Security 2012, SecurityTool e Mega Antivirus (a lista completa está aqui)

O Remove Fake Antivírus é um executável (portanto, seu sistema pode informar ser um arquivo suspeito). O UOL Tecnologia testou o programa, rodou diversos sistemas de proteção e não encontrou problemas no software. Depois de baixá-lo neste link, siga os passos abaixo para utilizar o Remove Fake Antivírus.

Atenção: o desenvolvedor informa que, eventualmente, o Remove Fake Antivirus pode apagar alguma DLL (biblioteca de dados) utilizada pelos falsos antivírus--  isso pode acabar resultando em problemas para o sistema. Nos testes do UOL Tecnologia (realizado em quatro computadores diferentes, um com Windows XP e três com Windows 7), em nenhum momento o sistema foi afetado.