Topo

Facebook se aproxima da marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais

12.julho.2012 - Mark Zuckerberg, diretor-executivo do Facebook, participa da conferência anual Sun Valley, realizada em Sun Valley(Idaho) - Paul Sakuma/AP
12.julho.2012 - Mark Zuckerberg, diretor-executivo do Facebook, participa da conferência anual Sun Valley, realizada em Sun Valley(Idaho) Imagem: Paul Sakuma/AP

Do UOL, em São Paulo

26/07/2012 19h17

Durante a primeira apresentação de seus resultados financeiros a investidores depois da estreia na Bolsa de Valores, o Facebook confirmou que está perto de atingir 1 bilhão de perfis na rede social. Segundo a empresa, em junho a empresa alcançou a marca de 955 milhões de usuários ativos mensais. E março, esse número era 901 milhões.

Além da marca quase bilionária de usuários, a rede social informou que houve um aumento na sua base de perfis de 29% ano a ano -- caso mantenha o ritmo de crescimento, o Facebook pode chegar a 1 bilhão de usuários ainda no início do último trimestre do ano.

Usuários que acessam o Facebook via aplicativos móveis já são 543 milhões no mundo, um aumento de 67% ano a ano, informou a empresa.

Do total de usuários ativos mensais, oito em cada dez estão fora dos Estados Unidos e Canadá, que juntos respondem por 186 milhões de pessoas na rede social. A Europa tem cerca de 246 milhões de usuários, enquanto a Ásia possui 255 milhões. O resto do mundo agrupa aproximadamente 268 milhões de usuários.

Compra do Instagram e resultados

Segundo o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a aquisição da rede social de fotos Instagram, negócio anunciado em abril deste ano por US$ 1 bilhão, ainda não foi concluída. “A aquisição ainda não terminou, então não há ainda integração”, explicou.

Zuckerberg também desmentiu boatos de que a empresa estaria planejando lançar um celular. “Não faria sentido para a companhia fabricar um telefone”, disse.

Entre os resultados financeiros anunciados, a receita do Facebook cresceu 32%, para US$ 1,18 bilhão no segundo trimestre. No entantoa empresa registrou prejuízo líquido de US$ 157 milhões, ou US$ 0,08 por ação. O prejuízo é decorrente de custosas compensações acionárias relacionadas à oferta pública inicial (IPO, em inglês), revertendo lucro de US$ 240 milhões, ou US$ 0,11 por ação, um ano antes. 

As ações do Facebook fecharam a US$ 26,845 nesta quinta (26), 29% abaixo do preço de oferta inicial, em 18 de maio, de US$ 38. 

A empresa tornou-se a primeira companhia norte-americana a ter o IPO avaliado em mais de US$ 100 bilhões. Mas a ação do Facebook acumulou perdas de quase 30% em relação ao preço da oferta inicial, de US$ 38, em meio a preocupações de investidores com a capacidade da empresa transformar em receita advinda de anúncios sua crescente presença em celulares e com seu potencial de lucratividade a longo prazo.