Topo

Instagram chega a 80 milhões de usuários no mundo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/07/2012 20h05

A rede social de fotos Instagram confirmou nesta quinta (26) que atingiu a marca de 80 milhões de usuários no mundo. Desde o anúncio da compra pelo Facebook, em um negócio de US$ 1 bilhão, o aplicativo móvel ganhou 50 milhões de novos perfis.

Os números foram revelados no blog do Instagram, que informou ainda que cerca de 4 bilhões de fotos foram compartilhadas pelo aplicativo desde seu lançamento.

O forte crescimento na base de usuários do Instagram pode ser atribuído à chegada do aplicativo aos dispositivos Android. Em abril deste ano, antes de a versão do aplicativo para o sistema móvel do Google ser lançada, a rede social tinha cerca de 30 milhões de usuários exclusivos da plataforma iOS, da Apple.

Apesar da marca, o Instagram enfrenta um lento processo de aquisição pelo Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg, que fez seu primeiro anúncio de resultados financeiros desde que entrou para a Bolsa de Valores, informou que ainda não integrou o aplicativo à sua plataforma porque ainda não concluiu a compra do Instagram.

Sucesso rápido

O Instagram é um aplicativo disponível apenas para dispositivos móveis e que aplica efeitos em imagens clicadas pelas câmeras destes aparelhos. Fundado em outubro de 2010, o serviço inicialmente só funcionava em smartphones iPhone. Em um ano, conseguiu chegar a 10 milhões de usuários. Recentemente, a companhia lançou uma versão para o sistema operacional Android.

Em entrevista em 2011 ao UOL Tecnologia, o brasileiro Mike Krieger, cofundador do serviço, informou que ainda planejava como fazer do Instagram um negócio lucrativo. “Estamos pensando bastante em como ganhar dinheiro com o Instagram, mas ainda não anunciamos nada."