Tire suas dúvidas sobre a implantação do nono dígito nos celulares de DDD 11

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

Perguntas e respostas

1 – Quais municípios receberão o nono dígito?
No total, 64 municípios receberam o nono dígito nos telefones. São eles: Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.
2 – É possível escolher não ter o nono dígito no telefone?
Não é possível optar por não ter o nono dígito no telefone celular.
3 – Até quando será possível fazer ligações usando oito dígitos?
Gradativamente, as ligações para números com oito dígitos vão parar de serem completadas. Em 90 dias, nenhuma ligação para oito dígitos será completada.
4 – Telefones celulares de outros locais também vão receber o nono dígito?
Sim. Mas a Anatel não tem previsão de mudanças.
5 – O que irá acontecer com mensagens de texto enviadas para os números antigos?
Durante 90 dias, as mensagens chegarão ao destino. Após este período, não serão mais entregues.
6 – Telefones fixos e à rádio irão receber o nono dígito?
Não. A mudança é limitada a aparelhos celulares. A Anatel não prevê mudanças para fixos.
7 – O que acontece se alguém usar o nono dígito em uma ligação para telefone fixo ou para Nextel?
A ligação não será completada e você receberá um aviso de que o número tem oito dígitos.
8 - Celulares de São Paulo em roaming também terão o nono dígito? E celulares de fora que estão na região do DDD 11?
Celulares em roaming manterão os números das cidades de origem.
9 – Como os telefones do DDD 11 irão aparecer no identificador de chamadas?
A partir do dia 29/07, os telefones vão aparecer no identificador de chamadas com nove dígitos.
10 – É possível que aconteça a adição de um décimo dígito nos telefones?
É possível, mas é improvável. Antes de colocar o décimo dígito, a Anatel ainda pode usar os números 8, 7 e 5 à frente dos telefones.
11 – Qual é o limite de dígitos em números de telefones?
Com base em acordos internacionais, nenhum telefone poderá ter mais do que 15 dígitos em DDI. Ou seja, celulares brasileiros têm o limite de 11 dígitos.
12 – Quanto a mudança vai custar?
De acordo com a Anatel, as mudanças custarão R$ 300 milhões. O valor é custeado pelas operadoras.

Desde domingo (29), todos os telefones celulares que estão na região com DDD 11 (que abrange São Paulo e mais 63 municípios) passaram a ter nove dígitos. Os aparelhos móveis agora contam com o nove na frente do número atual. Exemplo: um telefone com o número 9876-5432 passou a ser 99876-5432.

As mudanças foram necessárias porque o número de linhas telefônicas na região da grande São Paulo estava chegando perto do limite de combinações possíveis com oito dígitos. Sem a implementação do número nove, o limite de linhas é de 44 milhões. Com o nono dígito, o número sobe para 90 milhões.

De acordo com a Anatel, o DDD 11 conta com 34 milhões de linhas ativas e oito milhões na posse das operadoras. “Acreditamos que este limite seria estourado em cerca de cinco meses”, afirma Adeilson Nascimento, Gerente de interconexões da Anatel. Com o acréscimo do nono dígito, a Anatel acredita ter linhas para, no mínimo, até 2025.

A mudança é obrigatória e atinge todos os usuários de telefonia celular das operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi. Usuários de telefonia via rádio (da operadora Nextel) e de telefones residenciais também continuam com oito dígitos. 

Uso do nono dígito se estenderá para todos os celulares do Brasil

A Anatel garante que todos os telefones móveis do Brasil terão o nono dígito. “A padronização de um sistema é muito importante para a assimilação de uma mudança por parte dos usuários”, afirma Nascimento. Porém, a Anatel ainda não tem previsão de quando começará a fazer as mudanças em outros telefones.

A tendência é que o próximo local a receber o nono dígito seja a área de DDD 21 (da região da cidade do Rio de Janeiro). De acordo com a Anatel, demoraria de dois a três anos para o Rio de Janeiro alcançar o número de 44 milhões de linhas telefônicas. Além do Rio de Janeiro, as regiões com maior número de linhas ativas são as de DDD 31 (Belo Horizonte), 51 (Porto Alegre), 81 (Recife) e 19 (Campinas). Esta medida deve valer apenas para telefones celulares.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos