Topo

Analista culpa entrada de pais no Facebook pela queda das ações da rede social

Entrada de pais no Facebook espanta jovens da rede social - Thinkstock
Entrada de pais no Facebook espanta jovens da rede social Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

31/07/2012 12h32

O vexame da queda das ações do Facebook após o IPO da empresa em maio tem um novo responsável: os pais. A entrada dos “coroas” nas redes sociais para monitorar as ações dos filhos tem causado impacto negativo nas finanças do site. Pelo menos é o que garantiu o analista financeiro Trip Chowdry, em entrevista para o site da "NBC".

Chowdry diz que o crescimento da rede social ocasionou uma preocupação dos pais e eles começaram a entrar no Facebook para monitorar as ações dos filhos adolescentes. Os jovens, por sua vez, se sentiram incomodados com a presença dos parentes mais velhos e pararam de interagir na rede social. “As crianças estão passando menos tempo no site, como seus pais também já estão no Facebook”, afirmou.

Isso pode ter como consequência a diminuição do engajamento do público no site e queda de anúncios. O que, para Chowdry, resultou na queda das ações do Facebook. Para ele, os jovens estão migrando para o Twitter. No microblog, há mais privacidade e a rede não (ainda) foi invadida pelos pais.

Para ele, a solução poderia estar no banimento dos pais da rede social. Mas o próprio Chowdry sabe que é impossível. “Se os pais fossem banidos, o Facebook poderia se tornar uma rede social mais legal. Mas isso não é possível, porque traria repercussão negativa para o site”, explica.

A própria NBC ironizou o comentário do analista na reportagem: “Então o Facebook não vende mais por causa dos pais? Sem mais perguntas”.