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Em defesa do Facebook, comerciante diz ter ganho US$ 20 mil com ajuda de anúncios

Foto acima, segundo o comerciante, mostra pessoas que foram até sua casa comprar discos  - Reprodução
Foto acima, segundo o comerciante, mostra pessoas que foram até sua casa comprar discos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/08/2012 15h02

 

Após denúncia de uma companhia sobre o uso de robôs que clicariam em anúncios do Facebook, um comerciante saiu em defesa da rede social, dizendo que ganhou US$ 10 mil (cerca de R$ 20,4 mil), em um único dia, com a ajuda das propagandas feitas no site.

Em seu blog,o vendedor de discos de vinil Brendan Irvine-Broque divulgou texto e foto das vendas que fez no sábado (28), quando “os anúncios no Facebook trouxeram humanos de verdade até minha casa, às 9h, para gastar dinheiro de verdade”.

O post foi uma resposta ao texto da empresa Limited Run, que oferece software para venda de produtos também ligados a música. Segundo a companhia, 80% dos cliques em anúncios na rede social são falsos: softwares pré-programados, e não usuários da rede, seriam responsáveis pela visualização dos anúncios (entenda aqui o caso).

A diferença é que, enquanto a Limited Run questiona as práticas existentes no Facebook, Irvine-Broque cita como caso de sucesso uma iniciativa que começou no ambiente virtual e passou ao real.

Irvine-Broque queria vender alguns discos que haviam sobrado da época em que vendida vinis e, para isso, criou um evento no Facebook, além de um anúncio. “Três semanas e US$ 150 depois [cerca de R$ 300 investidos no anúncio], havia 341 confirmações de 104 'talvez'. Eu havia criado eventos antes, mas era cético: pessoas reais haviam clicado no anúncio, mas elas iriam mesmo aparecer às 9h de sábado?”

Segundo ele, a resposta foi “sim”. “Sábado de manhã havia uma fila enorme de pessoas em frente à minha casa. Eles pareciam zumbis (sábado de manhã é complicado), mas posso garantir que definitivamente eles não eram robôs”, brincou o vendedor de vinis.

Ele disse ter vendido cerca de 3.000 vinis, que somaram US$ 10 mil. “A maioria dos clientes veio do Facebook, então qual foi o retorno sobre investimento? 2000%? 3000%? Faça as contas.” 

Em e-mail ao site “TechCrunch”, que publicou a história, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa está investigando as queixas da Limited Run.