Em defesa do Facebook, comerciante diz ter ganho US$ 20 mil com ajuda de anúncios
Após denúncia de uma companhia sobre o uso de robôs que clicariam em anúncios do Facebook, um comerciante saiu em defesa da rede social, dizendo que ganhou US$ 10 mil (cerca de R$ 20,4 mil), em um único dia, com a ajuda das propagandas feitas no site.
Em seu blog,o vendedor de discos de vinil Brendan Irvine-Broque divulgou texto e foto das vendas que fez no sábado (28), quando “os anúncios no Facebook trouxeram humanos de verdade até minha casa, às 9h, para gastar dinheiro de verdade”.
O post foi uma resposta ao texto da empresa Limited Run, que oferece software para venda de produtos também ligados a música. Segundo a companhia, 80% dos cliques em anúncios na rede social são falsos: softwares pré-programados, e não usuários da rede, seriam responsáveis pela visualização dos anúncios (entenda aqui o caso).
A diferença é que, enquanto a Limited Run questiona as práticas existentes no Facebook, Irvine-Broque cita como caso de sucesso uma iniciativa que começou no ambiente virtual e passou ao real.
Irvine-Broque queria vender alguns discos que haviam sobrado da época em que vendida vinis e, para isso, criou um evento no Facebook, além de um anúncio. “Três semanas e US$ 150 depois [cerca de R$ 300 investidos no anúncio], havia 341 confirmações de 104 'talvez'. Eu havia criado eventos antes, mas era cético: pessoas reais haviam clicado no anúncio, mas elas iriam mesmo aparecer às 9h de sábado?”
Segundo ele, a resposta foi “sim”. “Sábado de manhã havia uma fila enorme de pessoas em frente à minha casa. Eles pareciam zumbis (sábado de manhã é complicado), mas posso garantir que definitivamente eles não eram robôs”, brincou o vendedor de vinis.
Ele disse ter vendido cerca de 3.000 vinis, que somaram US$ 10 mil. “A maioria dos clientes veio do Facebook, então qual foi o retorno sobre investimento? 2000%? 3000%? Faça as contas.”
Em e-mail ao site “TechCrunch”, que publicou a história, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa está investigando as queixas da Limited Run.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.