Topo

Aplicativo transforma smartphone em personal trainer virtual

O aplicativo miCoach pode ajudar você a entrar em forma e sair do sedentarismo - Reprodução
O aplicativo miCoach pode ajudar você a entrar em forma e sair do sedentarismo Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

02/08/2012 06h04

Se os exercícios já fazem parte do seu dia a dia (ou se você está entre aqueles que pensam em abandonar a vida sedentária), saiba que o smartphone pode ser um forte aliado nesse tipo de atividade. Programas como o gratuito miCoach, disponível para iPhone e celulares com Android, são uma espécie de assistente virtual, registrando diariamente, com o uso de recursos como o GPS, as atividades físicas realizadas.

Direto ao ponto

Nome:miCoach
Categoria:Saúde e fitness
Preço:Grátis
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior; Android 2.1 ou superior
Pontos positivos:Captura com facilidade os dados dos exercícios; grande variedade de informações
Ponto negativo:Interface do aplicativo não deixa claro o significado de alguns ícones utilizados

Oferecido pela Adidas, o miCoach tem interface em português e armazena vários dados de forma automática. Vai caminhar? Basta abrir o aplicativo, selecionar o tipo de exercício e tocar em iniciar. O aplicativo utiliza o GPS para monitorar sua atividade (não é necessário estar conectado à internet). Periodicamente, o software diz a distância percorrida, velocidade e quantidade de calorias queimadas, entre outras informações.

Ao terminar o exercício, é possível salvar todas essas informações e sincronizar com os servidores do miCoach. Feito isso, a atividade pode ser checada no smartphone ou mesmo no computador, via internet, com um calendário cheio de detalhes, com horário da atividade e até o percurso que você seguiu, com direito a fotos de satélite.

O programa também oferece planos de exercícios. Para isso, é preciso estabelecer objetivos no site micoach.com, como perder peso ou treinar para uma corrida, ou selecionar uma sequência de amostra. Ao sincronizar o celular com o serviço (via internet), as atividades são programadas. O aplicativo mostra o equipamento exigido (halteres, bola medicinal...) e animações que exibem o exercício que deve ser realizado.

De maneira geral, o miCoach é bem completo e permite gerenciar com facilidade as atividades físicas realizadas, mas não substitui, logicamente, o olhar atento de um personal trainer de verdade, que pode identificar quando um exercício está sendo realizado de forma incorreta.