Topo

Sites falsos sobre as olimpíadas podem esconder ameaças, diz empresa de segurança

Do UOL, em São Paulo

08/08/2012 12h36

A empresa de segurança na internet ESET identificou sites que se aproveitam do interesse das pessoas pelos Jogos Olímpicos de Londres para disseminar malwares (códigos maliciosos) ou spams. Na maioria das vezes são sites ou aplicativos falsos, que prometem a transmissão da Olímpiada pela internet em tempo real.

De acordo com a empresa, quando o usuário busca por páginas para assistir a transmissão de algum evento na Internet, ele pode acabar acessando a transmissão ao vivo de algum evento olímpico, fazendo o download automático de um código malicioso.

“Para não cair nesses golpes é necessário que o usuário esteja muito atento a onde clicar e quais links acessar a partir dos resultados que aparecem nos buscadores”, afirma Raphael Labaca, coordenador de Pesquisa da ESET América Latina. “O mais recomendável é entrar diretamente no site da organização dos eventos para ver quais são as páginas autorizadas a distribuir oficialmente o sinal em cada região”, diz.

Além desse tipo de ameaça, é importante que o usuário tenha em conta outros vetores de propagação de códigos maliciosos muito utilizados durante esse tipo de evento. Um foco importante são os dispositivos móveis, para os quais surgem aplicativos em abundância, a fim de proporcionar o acompanhamento dos jogos. Nesse caso, algumas alternativas seguras são o uso dos portais oficiais, além de baixar os aplicativos oficiais do evento diretamente da página oficial da organização.

Você pode ver uma lista de aplicativos para acompanhar a Olimpíada de Londres logo abaixo:;