Topo

Cientistas dizem prever a localização futura de uma pessoa por dados de seu smartphone

""Com o estudo mostramos que é possível prever com precisão locais futuros onde alguém vai estar apenas com informações de mobilidade e do grupo social onde estão"", diz  Mirco Musolesi, cientista-chefe  - Getty Images
''Com o estudo mostramos que é possível prever com precisão locais futuros onde alguém vai estar apenas com informações de mobilidade e do grupo social onde estão'', diz Mirco Musolesi, cientista-chefe Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/08/2012 13h25

Uma equipe de cientistas da Universidade de Birmingham afirma ter conseguido prever a localização futura de usuários de smartphone – com uma margem de erro de cerca de 18 metros – apenas usando dados coletados nos aparelhos celulares.

Segundo o “Daily Mail”, os cientistas desenvolveram uma fórmula que prevê onde alguém vai estar com dados da rede social dos indivíduos pesquisados, locais onde eles já haviam estado e com que frequência os visitavam. Por exemplo, dois amigos muito próximos vão a um restaurante: é provável que eles retornem ao local em outra ocasião. Todas essas informações foram coletadas dos smartphones de voluntários que participaram da pesquisa.

Segundo Mirco Musolesi, cientista-chefe da pesquisa, as informações extraídas dos smartphones são uma fonte “intrigante” sobre o comportamento das pessoas. “Com o estudo mostramos que é possível prever com precisão locais futuros onde alguém vai estar apenas com informações de mobilidade e do grupo social onde estão”, acrescentou.

O objetivo de Musolesi é criar um aplicativo para uso comercial, que poderá auxiliar empresas a criar publicidade direcionada aos usuários baseadas nessas previsões sobre onde eles estarão.

Mas a pesquisa ainda deve evoluir mais, já que a fórmula não reflete necessariamente o comportamento da população em geral – foi criada a partir de informações de 200 pessoas moradoras de Lausanne , na Suíça.