Topo

Estudante que fez ameaça de morte a Obama no Facebook vai cumprir 3 anos de liberdade vigiada

Joaquin Serrapio, 21, se declarou culpado da acusação de ameaçar de morte Obama; mensagens no Facebook foram publicadas em fevereiro deste ano - Reprodução
Joaquin Serrapio, 21, se declarou culpado da acusação de ameaçar de morte Obama; mensagens no Facebook foram publicadas em fevereiro deste ano Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 16h21

Um estudante da Flórida (EUA) foi sentenciado por uma corte federal nesta quarta (22) a três anos de liberdade vigiada depois de publicar no Facebook ameaças contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Segundo o “Huffington Post”, Joaquin Serrapio, 21, que se declarou culpado da acusação de ameaçar de morte Obama, publicou as mensagens no Facebook em fevereiro deste ano. Em uma das mensagens, o estudante dizia que “atiraria na cabeça de Obama”. Outro post oferecia ajuda para quem quisesse matar o presidente.

Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos fez um discurso na Universidade de Miami, onde Serrapio estuda. O Serviço Secreto americano logo foi alertado sobre as mensagens;  o jovem foi preso em casa em Miami.

A juíza do caso, Marcia Cooke, em sua decisão, frisou que o estudante agiu errado, mas que não havia evidência de que Serrapio iria cumprir as ameaças. O estudante escreveu ainda uma carta pedindo desculpas ao presidente, dizendo que tinha agido como uma “criança estúpida”.

Além de permanecer três anos sob liberdade condicional, Serrapio terá ainda de publicar um post no Facebook explicando o que aconteceu e prestar 250 horas de serviço comunitário, alertando estudantes sobre o cuidado em publicar informações na internet.