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Em nota, Oi culpa atraso de fornecedores de orelhão por problemas com a Anatel

Oi alega que atraso de mais de 130 mil orelhões impossibilitou o cumprimento de metas da Anatel - Efe
Oi alega que atraso de mais de 130 mil orelhões impossibilitou o cumprimento de metas da Anatel Imagem: Efe

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 19h41Atualizada em 24/08/2012 20h03

A operadora Oi recebeu nesta sexta-feira (24) uma punição da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) por não cumprir o “Plano de Revitalização dos Telefones Públicos”. Em função disso, a operadora deverá liberar ligações grátis nos orelhões da companhia. No entanto, a empresa, em nota,  afirmou que não alcançou as metas em função de um atraso na entrega de equipamentos e intempéries climáticas.

De acordo com a operadora, fornecedores de orelhões demoraram ao entregar 135 mil telefones públicos. A companhia informa até que considerou importar aparelhos. “Por conta desse atraso, a companhia cogitou junto à Anatel a homologação de fornecedores estrangeiros dos equipamentos”, informa o comunicado enviado à imprensa.

Segundo a Anatel, a empresa passou de 79% da planta de orelhões ativa (aparelhos em funcionamento) em setembro de 2011 para 86% em junho de 2012.

A Oi informa que vai trocar cerca de 250 mil aparelhos entre 2012 e 2012. Ao todo, a operadora cuida de mais de 700 mil telefones públicos em quatro mil municípios. Segundo a empresa, o próximo passo é aproveitar a estrutura instalada para fornecer hotspots de wi-fi (acesso à internet por rede sem fio).

Embratel também já foi punida

No dia 30 de abril, a Anatel puniu a Embratel a liberar ligações gratuitas de longa distância (DDD) em todos os orelhões da companhia (aproximadamente 1.500). O processo para liberação das chamadas foi gradual. Inicialmente, 70% dos orelhões deveriam oferecer ligações gratuitas, atingindo 100% no dia 30 de junho.

Na ocasião, o órgão alegou que os telefones públicos da companhia apresentaram desempenho insatisfatório: mais de 400 não estavam funcionando. A empresa tinha ainda como agravante o fato de os telefones estarem localizados em áreas longínquas na região Norte e Nordeste, fazendo com que muitos ficassem sem a possibilidade de fazer ligações.

Na época, a companhia assinou uma espécie de termo de ajustamento para garantir os prazos e a revitalização dos telefones públicos.

Em nota, Oi culpa atraso de entrega de orelhões por não cumprir meta da Anatel.