Topo

Computador híbrido marca estreia do Windows 8 em produtos da Samsung

Apresentação da Samsung na feira de tecnologia IFA, em Berlim - Pawel Kopczynski/Reuters
Apresentação da Samsung na feira de tecnologia IFA, em Berlim Imagem: Pawel Kopczynski/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 15h58

A Samsung exibiu nesta quarta-feira (29) os produtos que farão parte da linha ATIV, que utiliza o Windows 8 como sistema operacional. A gama de produtos que usarão o novo sistema operacional inclui um computador híbrido (junção entre laptops e tablets), notebook, smartphone e tablet. Os itens da Samsung com Windows 8 só chegarão ao mercado depois que o sistema operacional for lançado, em outubro deste ano.

  • Samsung ATIV Smart PC

Os modelos que fazem parte da nova linha são o Samsung ATIV Smart PC, o Smart PC Pro, o Samsung ATIV tablet, Samsung ATIV S smartphone e o Samsung Series 9 Notebook PC.

Os produtos foram desenvolvidos com características como alta resolução de imagem, processadores Intel e moldura fina. Os itens que possuem suporte para touchscreen são capazes de interpretar até dez comandos diferentes.

Smartphone

A Samsung anunciou o primeiros smartphones com Windows Phone 8 da marca. O aparelho ATIV S oferece um processador dual core de 1.5GHz, que trabalha em conjunto com 1 GB de memória RAM para administrar as solicitações dos usuários.

A exibição de imagens é feita por uma tela Amoled de 4,8 polegadas (protegida por Gorila Glass 2). Já a captura é realizada pela câmera traseira de 8 megapixels e a frontal de 1,9 megapixel.

As dimensões físicas do produto são 13,7 x 7,0 x 0,8 mm (LxAxP, em cm) e o peso é 135g. A capacidade de armazenamento originais serão 16 GB ou 32 GB, que podem ser expandidas por cartões SD.

Tablet

O Samsung ATIV Tab é a aposta da Samsung para o mercado dos tablets. O equipamento chegará ao mercado com o Windows 8 RT, 8,9 milímetros de espessura, 570g de peso e tela sensível ao toque de 10,1 polegadas. A câmera traseira é equipada com 5 megapixels de potência e a frontal com 1.9 megapixel.

Tablet ou notebook?

Um detalhe interessante do Samsung ATIV Smart PC e do  ATIV Smart PC Pro é a capacidade dos aparelhos de funcionarem como tablet e notebook. Isso porque os gadgets possuem um dispositivo magnético que permite ao usuário acoplar ou retirar um teclado. As diferenças entre os aparelhos estão relacionadas ao hardware. 

Enquanto o modelo básico possui  2 GB de RAM e 64 GB de memória, a versão completa aposta em 4 GB de RAM. Essa 'força extra' se reflete na espessura: 3 milímetros a mais. Outro fato que chama atenção nesses gadgets é que eles são acompanhados pela caneta S Pen, a mesma que aparece no Galaxy Note II. O acessório é utilizado para melhorar a precisão dos toques do usuário na hora de encostar na tela dos aparelhos da Samsung.

A apresentação foi feita em Berlim, na Alemanha, onde será realizada a feira de tecnologia IFA 2012 do dia 31 de agosto a 5 de setembro. Outro grande destaque da apresentação da fabricante sul-coreana foi o Samsung Galaxy Note II.

Windows 8

No início do mês, o site ‘The Verge’ afirmou que o novo projeto da Microsoft já teria vazado na internet e estaria disponível para download em sites de compartilhamentos de arquivos de maneira extraoficial. Entre as novidades mais aguardadas do sistema estão o Internet Explorer 9 e a compatibilidade com touchscreen para os dispositivos móveis

Os usuários que adquirirem um computador novo com Windows 8 entre os dias 2 de junho e 31 de janeiro de 2013 poderão fazer upgrade para o novo sistema operacional da Microsoft por R$ 29,00.

A promoção só não é válida para quem adquirir a versão Starter do software. Para participar é preciso se cadastrar no site da fabricante e incluir algumas informações pessoais, como a marca do computador e onde adquiriu a máquina.