Topo

Disco rígido de 4 terabytes permite transferência e reprodução remota de arquivos

Seagate Black Armor NAS 220 possui 4 TB de espaço para armazenamento e pode ser acessada remotamente - Divulgação
Seagate Black Armor NAS 220 possui 4 TB de espaço para armazenamento e pode ser acessada remotamente Imagem: Divulgação

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 06h05

Conectividade a redes domésticas sem fio, duas portas USB e 4 TB (terabytes) de capacidade para guardar arquivos. Com essas características, o Seagate Black Armor NAS 220 vai além das funções de um HD externo, trabalhando com um servidor de arquivos.

Apesar do grande espaço para encher de dados (dois discos rígidos SATA II de 2 TB cada), o Seagate Black Armor NAS 220 tem um tamanho portátil. As dimensões são de 16 x 20 x 26 cm (L x A x P), com peso de 6 quilos. É espaço para comportar cerca de 2.000 Titanics (o filme, no caso) em alta definição – como se um só não fosse o suficiente por uma vida.

Direto ao ponto

Nome: Seagate Black Armor NAS 220
Armazenamento: 4 TB
Conexão: até 20 PCs
Dimensões: 16 x 20 x 26 cm (em LxAxP)
Peso: 6 quilos
Preço sugerido: R$ 1.950
Pontos positivos: Capacidade de armazenamento e acesso simultâneo transformam o HD em um servidor
Pontos negativos: Não tem suporte em português

A conectividade do equipamento surpreende. As portas USB garantem o acesso manual, mas o destaque fica por conta do suporte à rede wireless. Depois de ligado ao roteador, é possível acessar os dados simultaneamente com 20 computadores - tudo sem fio.

Ter tanto espaço interno não adianta muito se o processamento do HD externo for instável. Para testar, a reportagem movimentou o aparelho enquanto reproduzia via rede sem fio músicas e vídeos remotamente em um computador. Não houve oscilação ou interrupção da transmissão, fazendo com que ele passasse no teste -- mas convenhamos que dificilmente essa situação seria reproduzida na vida real.

A transmissão de dados é eficiente. De fato, essa questão também depende da qualidade do sinal da rede e de todos os equipamentos conectados a ela. Mesmo assim, a comunicação entre um computador e o HD foi mais veloz do que entre dois PCs.

É importante citar que o disco é fácil de usar. Basta ligá-lo na tomada e plugar o cabo de transmissão de dados ao roteador. Automaticamente o aparelho já aparece na rede, ficando assim acessível aos computadores.

Um sistema inteligente oferece recursos para administração dos arquivos que estão armazenados, inclusive com a possibilidade de restringir o acesso ou inserir senhas. O pacote de programas oferecido é completo, inclusive com software para instalação, backup de arquivos e administração do sistema. As ferramentas, no entanto, são opcionais, e o equipamento funciona sem a necessidade de instalar nada.

Por fim, as opções de idioma não ajudam. Não é possível configurar para a língua portuguesa, exigindo conhecimento prévio de inglês, alemão, espanhol, francês ou italiano - inclusive para compreender o manual.

O valor sugerido, de R$ 1.950, torna o aparelho até mesmo uma boa opção para usuários domésticos. Faz, ainda, com que uma pequena empresa cogite comprar sem grandes dores de consciência.