Topo

Ajudado por seguidores, blogueiro faz com que pai use o Twitter como se fosse o Google

Cid é o blogueiro responsável pela brincadeira - Arquivo pessoal
Cid é o blogueiro responsável pela brincadeira Imagem: Arquivo pessoal

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 13h31

Com quase 25 mil seguidores no Twitter, a conta @MeuPaiNoGoogle coloca em prática justamente aquilo que sugere o nome do perfil: mostrar as buscas online feitas por um pai. O internauta em questão tem 69 anos e participa – sem saber – de uma brincadeira inventada por seu filho Maurício Cid, 27, criador do blog Não Salvo. Na prática, a pegadinha transforma o Twitter no Google -- ou quase isso.

A história começou quando o blogueiro deu um notebook de presente ao pai, que queria aprender a mexer na internet. Cid o ensinou a fazer pesquisas online, mudando uma informação importante: a ferramenta de buscas seria o Twitter, não o Google. Assim, cada tuíte funcionaria como uma pesquisa. Nesse “novo Google”, as respostas não vêm de forma automática, mas sim dos seguidores no microblog. A brincadeira foi inspirada no perfil americano @oldmensearch, que possui proposta parecida.

Cid, que convocou os leitores de seu blog a responderem às perguntas, afirma que seu pai não descobriu a verdade. Para reduzir as desconfianças, conta que personalizou a página do Twitter com as cores tradicionais do Google.

Entre as dúvidas postadas na rede social, o pai de Cid quis saber se a Jamaica é um país, por quanto tempo um gato vive se o bicho não for morto e também se a Nina cozinha de verdade. Os resultados são centenas de respostas inusitadas – algumas honestas e outras nem tanto.

Sobre a possível reação do pai quando descobrir a verdade, Cid afirma: “Fui criado com brincadeiras em casa. Ele pode até ficar irritado no começo, mas depois vai rir.” Depois de mais de 15 dias de perguntas e respostas, Cid não pretende encerrar a pegadinha até que o pai descubra, sozinho, o que está acontecendo.

Como não é possível falar com o alvo da brincadeira – uma entrevista revelaria que o Twitter não é o Google --, o próprio Cid perguntou ao pai o que ele está achando da internet. A resposta foi positiva. “Ele está empolgado com a quantidade de informações. Disse que já achou um lugar novo para comer churros e descobriu qual o fim da novela. Provavelmente alguém passou uma informação errada sobre o programa de TV e ele acreditou”, conta o filho.